MELHOR ANIMAÇÃO

O Menino e a Garça: Hayao Miyazaki vence Oscar após 21 anos

"O Menino e a Garça" foi reconhecido como a Melhor Animação no Oscar 2024

Leticia Pedrini *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Imdb

Com 83 anos de idade, Hayao Miyazaki recebeu, na noite do último domingo (10) seu segundo Oscar de Melhor Animação - após 21 anos. O primeiro, foi recebido em 2003 por seu trabalho em A Viagem de Chihiro, animação em que Hayao foi roteirista e diretor. Ele já havia conquistado o prêmio de Melhor Filme Animado no Globo de Ouro.

A Viagem de Chihiro (2002) fez história ao ser a primeira animação estrangeira a vencer a categoria de Melhor Animação, desbancando A Era do Gelo e Lilo & Stitch. Após tal marco as obras de Miyazaki passaram a ser mais conhecidas no ocidente, inclusive aqui no Brasil! A Viagem de Chihiro foi o primeiro filme do Studio Ghibli a ser lançado em solo nacional.

Sinopse de A Viagem de Chihiro

"Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los."
Foto: Studio Ghibli / Reprodução

Ao longo dos anos, outros filmes do Studio Ghibli foram indicados ao Oscar de Melhor Animação, como: O Castelo Animado (2006), Vidas ao Vento (2014), O Conto da Princesa Kaguya (2015), As Memórias de Marnie (2016) e A Tartaruga Vermelha (2017). Infelizmente, perderam para outras animações nesses respectivos anos, mas após 21 anos, todo o trabalho na animação o qual Hayao Miyazaki dedicou a sua vida foi recompensado.

Sinopse de O Menino e a Garça

"Um jovem garoto chamado Mahito anseando pela sua mãe se aventura em um mundo compartilhado entre vivos e mortos. Ali, a morte encontra um fim e a vida acha um novo começo. Uma fantasia semi-autobiográfica sobre vida, morte e criação, em tributo à amizade, da mente de Hayao Miyazaki".
Foto: Studio Ghibli/ Divulgação

Hayao Miyazaki fechou seu legado com chave de ouro com O Menino e a Garça, uma história tão pessoal, dilacerante e impactante que nos mostra que é necessário sermos frágeis. A animação também mostrou algumas dúvidas do autor em relação ao seu legado na animação. É gratificante que a academia tenha reconhecido seu trabalho, que certamente será lembrado por muitos ao longo de muito, muito tempo.

Confira o trailer de O Menino e a Garça

Hayao Miyazaki, sua chama não irá se apagar e você sempre será lembrado!