Geek

Todos os filmes de ação que ganharam o Oscar de Melhor Filme

O Oscar as vezes não resiste a um pouco de ação emocionante

Marcelo Lisboa Lima

Redação Folha Vitória

Muitas vezes, nós temos a sensação de que a Academia do Oscar prefere dramas históricos ou biografias do que outros gêneros, e isso é bastante discutido sobre o porque deles parecerem especialmente hesitantes em premiar filmes de outros gêneros.

Foto: Divulgação

Em particular, o gênero de ação é outro que não é premiado com muita frequência, dado que, de mais de 90 títulos, existem oito vencedores de Melhor Filme que poderiam ser descritos como filmes de ação ou têm seu gênero junto com outros, como por exemplo Aventura e Ação.

Vale uma observação aqui: nenhum desses vencedores é um filme de ação direto, "puro" no sentido de algo como Duro de Matar ou Operação Invasão, que costumam ser rotulados como filmes de ação, em primeiro lugar.

Eles se enquadram em vários gêneros, mas contêm cenas emocionantes ou intensas o suficiente para também serem incluidas como filmes de ação, em certa medida.

Esses oito vencedores de Melhor Filme estão classificados abaixo, começando pelo bom e terminando pelo épico (na nossa humilde opinião é claro).

8 - Asas (1927) / Diretor: William A. Wellman

Asas é predominantemente um melodrama de guerra com uma premissa centrada em um triângulo amoroso, embora tenha sequências de ação suficientes para também se enquadrar no gênero de ação.

Foi também o primeiro filme a vencer a categoria de Melhor Filme na primeira cerimônia do Oscar.

7 -  Coração Valente (1995) / Diretor: Mel Gibson

Embora a era de ouro do épico coincida com a Era de Ouro de Hollywood (ou pelo menos o final dela), os épicos em grande escala foram bem representados no Oscar ao longo da década de 1990.

É um filme sobre vingança e rebelião que pode não ter cenas de ação com a mesma frequência que os filmes de ação puros, mas ainda há bastante combate cruel em Coração Valente.

O filme satisfaz contando uma história envolvente e apresentando ação intensa e emocional. No que diz respeito a filmes que giram em torno da marca de três horas, provavelmente está entre os que parecem mais rápidos.

6 - Ben-Hur (1959) / Diretor: William Wyler

O maior sucesso do Oscar de 1959 foi Ben-Hur, que foi, sem dúvida, o padrão ouro do que um verdadeiro épico poderia ser antes de Lawrence da Arábia três anos depois, embora esse não seja realmente um filme de ação.

Ben-Hur se deleita um pouco mais em suas emocionantes cenas, e considerando que sua corrida de bigas climática é uma das sequências de ação mais celebradas de todos os tempos, ele tem o direito de ser considerado um filme de ação apenas por isso.

5 - Platoon (1986) / Diretor: Oliver Stone

Platoon é um filme de guerra interessante para analisar em termos de gênero, porque, embora contenha uma boa quantidade de sequências de combate, elas não são entretidas da mesma forma que a maioria das cenas de ação em outros filmes.

Quando há combate em Platoon, é feito com que o público se sinta desconfortável e nervoso, em vez de excitado.

A premissa do Pelotão é eficaz em sua simplicidade. As coisas acontecem do ponto de vista de um jovem americano que luta no Vietnã, cuja experiência o leva continuamente ao desespero e à angústia.

4 - Operação França (1971) / Diretor: William Friedkin

Uma emocionante mistura de ação e crime que estabeleceu Gene Hackman como um protagonista enquanto também foi um ponto alto na carreira de direção de William Friedkin, Operação França é muito bom em geral.

Foi um filme que elevou o gênero de procedimento policial a novos patamares no início dos anos 1970, parecendo mais resistente e áspero do que praticamente qualquer coisa que veio antes, influenciando muito do que estava por vir.

3 - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022) / Diretores: Daniel Scheinert e Daniel Kwan

Embora seja principalmente uma ambiciosa obra de ficção científica que abrange o universo, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo também mescla gêneros talvez em maior extensão do que o título possa implicar.

É um filme cômico e às vezes bobo, parece ser um drama familiar genuinamente emocionante em outros momentos, fica bastante estranho e inquietante em partes, e tem uma história acelerada que é notavelmente repleta de ação, uma vez que a narrativa central do filme realmente entra em alta velocidade.

2 - Gladiador (2000) / Diretor: Ridley Scott

Gladiador é o único filme dirigido por Ridley Scott a vencer o Oscar de Melhor Filme, e é considerado como um dos seus melhores.

Sua trama envolve o filho vilão (Joaquin Phoenix) de um imperador romano traindo seu pai e reivindicando a liderança para si mesmo, traindo também um reverenciado general do exército (Russell Crowe).

A família do general é assassinada e ele mesmo é vendido como escravo, garantindo que seu único propósito na vida seja buscar vingança contra o novo imperador romano.

1 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) / Diretor: Peter Jackson

Sim, O Senhor dos Anéis como trilogia é, em sua essência, um épico de fantasia, mas o único filme da trilogia a vencer o Oscar de Melhor Filme, O Retorno do Rei, contém a maior quantidade de ação de todos os três filmes.

E faz sentido, dado que todo esse filme serve como o clímax de uma história geral que se desenrola ao longo de mais de 9 horas... e está mais próxima de 12 horas se você decidir assistir todas as Edições Estendidas (e você provavelmente deveria, se gostou dos cortes dos cinemas).

>> Quer receber notícias do mundo geek 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pontos moeda