Geral

Além da inscrição online, alistamento militar pode ser feito presencialmente em Linhares

Quem não tem acesso à internet deve ir à Junta de Serviço Militar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Alistamento é obrigatório para jovens que completam 18 anos.

O prazo para o alistamento militar online começou na semana passada e vai até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.

O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem do sexo masculino completa 18 anos. Quem não tem acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com algum documento, como a certidão de nascimento, carteira de identidade ou CNH, além do comprovante de residência.

Em Linhares, as inscrições podem ser feitas na Junta de Serviço Militar, que fica no shopping da cidade. A secretária da Junta de Serviço Militar de Linhares, Ana Paula Maciel, explicou que quem não fizer o alistamento pode ser multado. “Quem passar do prazo, assim como as classes anteriores que não fizeram o alistamento, vai ter que pagar multa. Além disso, o jovem sem esse documento fica impedido de conseguir um emprego, de retirar o Título de Eleitor, passaporte, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino e ingressar em concursos, por exemplo”, alerta Ana Paula.

A Junta de Serviço Militar de Linhares fica localizada no Shopping Pátio Mix, no bairro Movelar, e funciona dentro da Casa do Cidadão, de segunda a sexta, de 8h às 13h. Os serviços ofertados no local são uma parceria entre Exército Brasileiro e a Prefeitura de Linhares. O telefone para contato é o (27) 3372-2190.