Não dá mais pra viver esse ciclo infinito de negatividade, essa é a verdade. Em vista de tudo que tem acontecido no ano de 2020, a exemplo das tragédias recentes, cada hora surge um novo obstáculo pra testar a sanidade e a força de vontade do Ser humano.
É exatamente por isso que é hora de refletir sobre reclamar e criticar, e começar a questionar qual é a nossa responsabilidade em todo processo. Reclamar em geral é insistir que os outros mudem para que não tenhamos que enfrentar a mudança. A crítica por sua vez é uma forma de evitar reconhecer nossas fragilidades e tentar diminuir a luz do outro, atacando.
Será que num ano onde tantos já tem sofrido, ainda temos tempo pra isso? Se alguém nos causa mal, é porque em alguma medida permitimos. Se permanecemos em local tóxico, é porque em certa medida escolhemos. Ressalto, por óbvio, que nem sempre as escolhas são claras ou estão disponíveis a todos. Mas, em grande parte, todos temos o livre arbítrio.
Este ano veio como um verdadeiro chacoalhão. Meio a tantas vítimas, somos chamados a nos tornar responsáveis pela própria vida e nossas escolhas. Antes de reclamar e criticar, pergunte-se se você tem feito a sua parte. Já vivemos a época do “sujo falando do mal lavado” e isso não nos trouxe muito longe. Queremos aprender que não precisamos colocar os outros pra baixo para que possamos nos destacar – este é o caminho.
Queremos viver a realidade em que o brilho do outro é motivo de orgulho. Ninguém vai vir salvar nós brasileiros senão nós mesmos. Se cada um não se tornar o herói da sua própria jornada, é bem capaz que outros vão continuar dirigindo a nossa vida. E isso meus amigos, é uma prisão.
O quanto antes nos libertarmos da opinião alheia, mais cedo conheceremos a vida de verdade, que faz sentido. Opinião alheia envolve tanto querer falar da vida do outro, bem como ficar buscando a aprovação de terceiros. Se você se preocupa demais com a vida dos outros, é porque anda se preocupando “de menos” com a própria vida. Aqui, outro destaque, para aqueles que cuidam de outras pessoas sem receber nada em troca.
“Nada” por sinal é figura de linguagem. Na equação da vida quem “faz o bem sem olhar a quem” já começou a construir o Brasil do Futuro no presente. Pra quem reclama e critica os outros, é hora de parar. Seja exemplo e deixe que suas atitudes falem por você.
* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.
** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!
*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.
Excelente reflexão…cada um somos responsáveis pela nossas escolhas, e na mesma medida pelas consequências de cada uma delas, boas ou ruins. Maturidade é chamar para você a responsabilidade pelos teus atos, não só no pessoal, como no profissional e demais setores da vida.
Excelente reflexão, pega a visão e siga!
É verdade gostei de tudo que foi colocado, porque muitas vezes agente ser humanos somos fraco deixamos nos levar por coisas que nos leva a fazer algo assim por isso leiam e reflitam
Verdades! A vida é hje, passado já foi, futuro a DEUS pertence… somos o hoje! o agora! vomos a luta em todos os sentidos de nossa vida. Rumo a vida eterna com Jesus o Salvador e consumador de nossa Fé;
Viver bem não é viver pelo outro ou fazer a vida do outro algo positivo num mundo de marca pessoal. Que a vida seja um impulso de sonhos já conquistado e e o sonho um gatilho para a conquista do eterno abraço para a continua sombra do que não fizemos. Mas há um Boa oportunidade de começar ” parando de críticar quem já parou de fazer suas críticas.