Acordar cedo e ter que dormir tarde, driblar o trânsito cada vez mais caótico, cumprir prazos, obrigações diárias no trabalho, em casa e ainda ter tempo para dedicar à família e a vida social são alguns dos fatores que podem gerar o estresse.
Tão presente em nossas vidas, o mal do século já ganhou até seu próprio dia, celebrado em 23 de setembro, data que alerta para os perigos e doenças que ele pode desencadear em cerca de 32% da população brasileira dado do Centro Psicológico de Controle do Estresse.
O estresse cresce. O número de igrejas também. Mas que relação há entre esses dois mundos? Existe uma interessante relação entre espiritualidade e estresse, conforme afirma o pastor Vanedson Ximenes, da Igreja Batista da Praia, Vila Velha.
Os campos da saúde mental e da saúde espiritual se comunicam e se relacionam, e precisamos cuidar de ambos. A religião e a espiritualidade produzem bem-estar, atendem a necessidades como o apoio de um poder superior e o apoio social de pessoas da comunidade religiosa.
Além disso, através da religião podemos desenvolver novas formas de compreender as dificuldades e os desafios que enfrentamos no dia a dia; pessoas religiosas usam menos serviços médicos e vivem mais, disse o pastor.
Outro benefício são as práticas como oração e socialização entre os membros da mesma fé que ajudam a reduzir o estresse, aumentam a sensação de bem-estar, diminuem a dor física, reduzem sintomas de depressão e ansiedade, entre outros.
Vale lembrar que todos esses benefícios são gratuitos, disse Ximenes, que completa com o texto de Provérbios 4.20-22:
Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.
Pr. Vanedson Ximenes é mestre em psicologia pelo Southern Baptist Theological Seminary (USA) e diretor Executivo do Centro de Educação Teológica Batista do Espírito (Cetebes).
Pra pensar
“O único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz” – Steve Jobs
Fotos: divulgação, cedida pela fonte.