Mais um ano está começando e o início de um ano normalmente vem acompanhado de lembranças, do que fizemos ou deixamos de fazer no ano que passou. Lembramos dos momentos tristes, das dificuldades que passamos.
É comum também, nestes dias onde começamos uma nova etapa de nossas vidas, fazermos planos e traçarmos metas para serem conquistadas nos próximos 365 dias.
Pensamos nas derrotas e nos fracassos que enfrentamos no ano que passou e dizemos com toda confiança:
– Neste ano vai ser diferente!
– Este ano eu vou conseguir!
Mas nem sempre é assim. Muitas vezes, diante de momentos difíceis, temos dificuldades de encarar novos desafios e seguir em frente. Vamos falar neste pequeno artigo, sobre como mudar o quadro de nossas vidas.
Lucas 5 :11 – fala sobre a pesca milagrosa que Pedro e os outros discípulos de Jesus fizeram após trabalharem a noite toda e nada apanharem. Jesus disse a Pedro que lançasse novamente as redes e elas ficaram tão cheias de peixe que quase arrebentaram!
Como era a situação destes homens?
– Após trabalharem a noite toda, não pescaram um peixe sequer. O resultado disso com certeza foi: desânimo, tristeza, cansaço, desilusão.
Ficamos assim muitas vezes, após experimentarmos algum fracasso ou derrota em nossas vidas. A primeira reação é desanimar, depois passamos a questionar a situação; e então simplesmente deixamos de acreditar que pode haver mudanças. Mas Jesus veio para mudar este quadro e nos dar nova esperança!
Passos para mudar o quadro de nossas vidas:
1º – Semear no Reino de Deus Pv 16:3 Os discípulos ofertaram ao Senhor o que eles tinham de mais precioso naquele momento. O barco de Pedro e André foi usado por Jesus como um instrumento para que a Palavra de Deus fosse pregada aos sedentos naquela manhã. Se quisermos ser bem-sucedidos na vida, precisamos primeiro pensar no Reino de Deus. O que podemos fazer pelo Reino? Em que posso ser útil à Igreja? Jesus disse: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas (ou seja tudo o que você precisa) lhe será acrescentada. Observação: os barcos não tinham servido para pescar peixes, mas foi um instrumento nas mãos de Deus para pescar homens. Quantas vezes pensamos que o que temos não é importante, mas quando consagramos a Deus, se transforma em algo útil e importante.
2º – Ouvir o comando de Deus Pv 16:1 Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Os discípulos tinham experiência na arte da pesca, e diante de uma noite de fracassos, poderiam talvez pensar: – Não adianta voltar ao mar, pois sabemos bem que não vai dar em nada. Mas eles preferiram ouvir o comando de Deus e o resultado foi um quadro totalmente diferente.
O que muitas vezes impedem as pessoas de tentarem novamente, é que se baseiam em experiências anteriores e se esquecem que o nosso Deus é um Deus de coisas novas!
3º – Obedecer a Deus Pv 16:9 Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos Pedro disse: …mas porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.
Obedecer a Deus ou não, é o que vai determinar se seremos vitoriosos diante de nossos desafios. Toda a experiência como pescadores havia sido inútil para aqueles homens, mas quando lançaram as redes em obediência as palavras de Jesus, tudo mudou. Quantas vezes também lutamos com nossas forças e não alcançamos vitória, queremos fazer do nosso jeito e sofremos derrota após derrota. Mas quando ouvimos e obedecemos a palavra de Deus, nossas chances saltam de quase zero para 100% em segundos!
4º – Ser canal de bênçãos para os outros Pv 3:27,28 Quando lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: volte amanhã e eu lhe darei algo, se pode ajuda-lo hoje. Quando Deus nos abençoa, Ele deseja que outras pessoas desfrutem de nossas vitórias. Não apenas Pedro e André foram presenteados com uma grande pescaria, mas até os outros pescadores tiveram participação na benção. Precisamos aprender a dividir as dádivas de Deus com as outras pessoas. Quando nos colocamos na presença de Deus para sermos usados como canal de bênçãos; Deus nos abençoa ainda mais. A Bíblia nos diz que é Deus quem dá as sementes para semearmos, portanto, quanto mais semearmos na vida de outras pessoas, mais sementes o Senhor nos dará.
ACREDITE! DEUS PODE FAZER 2015 SER MELHOR!
ACREDITE! DEUS PODE MUDAR SUA VIDA!
Pr. Valdir Gomes Perini, da Igreja de Deus no Brasil
*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.