O turismo religioso no Brasil apresenta anualmente números cada vez mais expressivos. Em 2014, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país em busca de algum atrativo religioso.
Os dados preliminares são do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, que apontam que cerca de 10 milhões de pessoas fizeram viagens sem pernoitar no destino (excursionistas) e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local.
Os destinos mais visitados no país pelos peregrinos são as tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador. Além disso, a administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou na semana passada um número recorde de visitantes em 2014: 12,2 milhões.
Esse número ainda deve crescer, já que a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades do país até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas a visita a 49 dioceses.
Entre os destinos de turismo religioso consolidados no país também estão o Círio de Nazaré (Belém, PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, a Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), que recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano; e a Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC), onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.
Medidas para aumentar o turismo no ES
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), solicitou à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a inclusão de uma rota do turismo religioso no Estado, em reunião realizada no ano passado.
O Ministério do Turismo publicou a portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos.
Neste sentido, a crescente popularização da Festa da Penha vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do País.
A iniciativa ganhou impulso com a canonização do padre Anchieta, realizada ano passado. A cidade onde o beato morreu e que hoje leva o nome do missionário jesuíta (foto) quer entrar de vez no mapa do turismo religioso nacional.
Confira abaixo os roteiros de turismo religioso no Espírito Santo que foram apresentados à CNBB:
– Convento da Penha – 3ª maior festa mariana do Brasil e Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Igreja Mais Antiga Do Brasil (Vila Velha)
– Os Passos de Anchieta – quarta maior rota desse tipo existente no mundo – e -Santuário Nacional de São José de Anchieta (Anchieta)
– Catedral de Vitória e Santuários em Vitória (vários)
– Igreja Reis Magos – Nova Almeida – Serra
– Catedral de São Pedro (Diocese de Cachoeiro)
– Igreja Nossa Senhora das Neves – Presidente Kenedy (Diocese de Cachoeiro)
– Santuário Nossa Senhora da Saúde – Ibiraçu
– Catedral de São Mateus (referência em arte sacra moderna) – Diocese de São Mateus
Pra pensar
“O amor é um ato de fé e que tiver pouca fé também terá pouco amor” – Anônimo
*Fotos: divulgação