Com o tema “Com a Intercessão de São Sebastião Seremos Promotores da Paz”, a Comunidade São Sebastião – Ribeira, em Viana, vai mostrar sua devoção ao santo com uma programação que começa a partir desta terça-feira (20), com procissão a partir das 19 horas.
São Sebastião foi um soldado, capitão da Guarda Pretoriana, dos imperadores Diocleciano e Maximiliano. Ele se alistou com a intenção de fortalecer o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.
São Sebastião nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.
Por volta de 286, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Foi julgado como traidor e foi executado por meio de flechas. Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé.
A história inspiradora do santo unirá a comunidade em atividades de fé e confraternização. Após a missa, a cantina será aberta com deliciosos lanhes, roleta e sorteio da Ação entre Amigos.
Confira a programação:
Dia 20/01
19h – Procissão
19h30 – Santa Missa na igreja local
De 21 a 30
19h30 – Novena na Igreja
Dia 25
19h – Celebração da Palavra
Dia 31
19h – Homenagem a São Sebastião com Santa Missa (Participação das CEB´s da paróquia)
Luau de confraternização
Os adolescentes das Igrejas Presbiterianas da Grande Vitória programaram para o próximo dia 24, às 18 horas, luau de confraternização na Praia da Costa. O objetivo, segundo eles, é juntar os jovens para cantar louvores a Deus e ouvir a Palavra. O ponto de encontro será em frente ao Hotel Quality.
O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) promove o Estudo Bíblico da Campanha da Fraternidade 2015 no próximo dia 7, das 8h30 às 16h30. Investimento: R$ 20, com direito a almoço e lanche. As inscrições vão até o próximo dia 4.
O Cebi funciona no Edifício Juel, Sala 206, rua Duque de Caxias, centro de Vitória. Informações: 3223-0823.
Brasil ganha Observatório da Liberdade Religiosa
Como vem ocorrendo em vários países como França, Itália e Portugal, o Brasil agora dispõe de um Observatório da Liberdade Religiosa (OLIR). A entidade surge da necessidade de dados para facilitar e incentivar a produção científica de profissionais das diversas áreas que desejem produzir conhecimento a respeito desse direito.
Com sede em Brasília, a iniciativa é lançada sem fins lucrativos nem subordinação a organizações religiosas ou partidos políticos. Os fundadores destacam que o OLIR não promoverá o diálogo inter-religioso, ecumênico ou discussões sobre rituais, tradições e práticas religiosas, mas visa se tornar um instrumento para que o Poder Público e a sociedade civil organizada possam criar políticas efetivas de promoção da laicidade e combate à intolerância.
O OLIR lançará material impresso e eletrônico. Também será lançada uma página de internet. O domínio já foi adquirido (www.olir.com.br). Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]
Pra pensar
“A verdadeira paz não é ausência de tensão; é presença de justiça” – Martin Luther King Jr.
*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.