Na última semana, mais de 8 milhões de estudantes receberam suas notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, poucos deles tiveram o privilégio de tirar uma nota acima da média na prova, como o estudante adventista Jefrey Sobreira Santos (foto), de 18 anos, morador da Serra. Ele chegou perto da nota máxima na redação, onde utilizou citações de livros adventistas para desenvolver o tema.
Ao consultar o resultado, o jovem, que concluiu o ensino médio em 2014 numa escola pública de Vitória, se deparou com a nota 920 na redação e média 700 nas objetivas. Surpreso e feliz, Jefrey comemora a possibilidade real de conseguir uma bolsa de estudos para cursar Engenharia da Computação com 100% de gratuidade.
Ele conta que teve tranquilidade para discutir o tema da redação Publicidade Infantil em questão no Brasil , mesmo o assunto não sendo destaque na mídia ultimamente. Não foi muito abordado recentemente, mas é fruto de uma discussão intensa na sociedade há alguns anos, avalia.
Apostando em uma boa ortografia e coerência de ideias, ele utilizou dados e citações, inclusive de livros de autores adventistas. Entre outros, retirou pensamentos dos livros Nos Bastidores da Mídia, de Michelson Borges, e Como formar filhos vencedores, de Nancy Van Pelt. Tentei argumentar e expor o tema com tudo o que eu já havia lido sobre o assunto, conta.
Zilda Arns a caminho da beatificação
O primeiro passo para a beatificação da médica Zilda Arns Neumann aconteceu no dia 10 de janeiro, em Curitiba (PR). Cerca de 40 mil pessoas de todos os estados brasileiros estiveram presentes na celebração que marcou a entrega oficial da moção que solicita a abertura do processo de beatificação de Zilda Arns. O evento foi conduzido pelo presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno.
A moção reúne mais de 130 mil assinaturas com o objetivo de demonstrar o apoio da população a uma causa ou proposta. Neste caso, os fiéis apoiam o reconhecimento à fama de santidade e ao legado evangelizador e pastoral da doutora Zilda. O próximo passo será o encaminhamento do processo completo para o Vaticano.
Zilda Arns desenvolveu um importante trabalho social, reconhecido em todo o país. Fundou a Pastoral da Criança em 1983 e, mais tarde, a Pastoral da Pessoa Idosa. A médica pediatra e sanitarista ficou conhecida nacionalmente e em mais 21 países pelo trabalho de combate à mortalidade infantil e de proteção a gestantes e idosos, com a ajuda de um exército de mais de 200 mil voluntários.
A candidata à beata morreu no dia 12 de janeiro de 2010, durante o terremoto que devastou o Haiti, onde estava em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país.
Metodistas abrem inscrições para o Programa de Orientação Vocacional
Vai até o dia 21 de fevereiro o Programa de Orientação Vocacional da Igreja Metodista 4º Região Eclesiástica, que engloba o Estado do Espírito Santo. Os interessados devem ser membros da igreja há três anos. As informações podem ser adquiridas no Instituto Metodista Teológico João Ramos Jr., pelo telefone (31) 3241-4459.
Dica de leitura: Fé e Vida, de Chico Xavier
Uma parceria entre a Federação Espírita Brasileira e o Centro Espírita União deu vida a um livro inédito de Chico Xavier. A obra Fé e vida foi ditada por espíritos diversos ao inesquecível apóstolo médium mineiro de 1936 a 1989. Nos textos, importantes temas da atualidade e de interesse público, em poemas e prosas, são veiculados no livro psicografado por Chico. FEB Editora
Pra pensar
Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família – Benjamin Franklin
*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.