A abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Vitória será no dia 22 de fevereiro, no Convento da Penha, em Vila Velha.
A acolhida será realizada pela Comissão de Juventude, às 14 horas, em frente ao portão do Convento. No decorrer da subida as comissões Bíblico Catequética, Missionária, Caridade, Ecumênica, Vida e Família, Laicato e Comunicação realizarão uma programação especial com dança, teatro e música.
Tudo para motivar os fiéis e apresentar o tema da Campanha de 2015 Eu vim para servir, de forma descontraída e diferenciada. A subida ao Convento será finalizada com a Santa Missa, organizada pela comissão de Liturgia.
A Campanha da Fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Conforme a CNBB, os objetivos da campanha são:
1 – Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.
2 – Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.
3 – Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.
4 – Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.
5 – Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.
6 – Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.
Papa autoriza beatificação do religioso Oscar Romero
O papa Francisco autorizou a promulgação do decreto de beatificação do religioso Oscar Arnulfo Romero, assassinado em 1980, em El Salvador. A notícia foi divulgada nessa terça-feira (3) pelo Vaticano.
Romero, que foi arcebispo de San Salvador, nasceu em 15 de agosto de 1917 e foi assassinado, durante uma missa, em 24 de março de 1980 por esquadrões da morte que atuavam no país.
O crime ocorreu na capela de um hospital da capital de El Salvador. Romero virou alvo desses grupos porque pregava a não-violência e condenava abertamente as diversas violações dos direitos humanos por parte do governo militar local.
Para mulheres
Está marcado para o dia 07 de março, às 18h30, o Evento Mulher, na Igreja Batista Bento Ferreira, Vitória. A preletora será Luciene Freitas Lemos Berlotte.
Pra pensar
“A fé cristã é grande demais para caber em quatro paredes” – Mauricio Cunha
*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.