Começa nesta segunda-feira (25) o maior evento jovem católico do mundo. Pessoas de mais de 180 países já se prepararam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, que será na Polônia. Do Brasil, mais de 13 mil pessoas estão inscritas para o evento, sendo o sétimo com maior número de participantes a estarem no local entre os dias 25 e 31 de julho.
Com o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7), toda iniciativa será voltada para o Ano Santo da Misericórdia, reforçando a importância da vivência fraterna e a comunhão entre os irmãos. O momento também será especial por ser a primeira grande viagem do Papa Francisco à Europa.
O local escolhido, a Cracóvia, é propício para a abordagem do assunto, tendo em vista os patronos da realização. A cidade além de ser a terra do idealizador da JMJ, João Paulo II, é o país onde Santa Faustina Kowalska (Apóstola da Divina Misericórdia) nasceu e hoje é conhecida no mundo como centro da devoção à Divina Misericórdia.
O evento
A Jornada Mundial da Juventude é um evento internacional que surgiu oficialmente em 1986, através do Papa, hoje santo, João Paulo II. A ideia do Santo Padre era que a cada ano, no Domingo de Ramos houvessem encontros diocesanos entre os jovens e a cada dois ou três anos um momento mundial fosse realizado. Nos anos de 1984 e 1985 já ocorreram encontros com a juventude, mas ainda não eram Jornada Mundial da Juventude, mas neste caso foi o pontapé inicial para que o Papa tivesse a ideia de começar a iniciativa mundial.
Durante a inciativa, atualmente realizada a cada dois anos, o Sumo Pontífice da Igreja se reúne com os jovens fiéis, bispos, sacerdotes e população católica no geral para promoção da fé, partilha da palavra, louvor e participação dos sacramentos. Após a morte de João Paulo II, o seu sucessor Bento XVI deu continuidade a JMJ, seguido agora por Francisco, que encontrará os jovens exatamente no dia 28 de junho e nos dias seguintes anunciará o local da próxima JMJ.
O encontro que dura alguns dias é dividido em duas partes, sendo a primeira em dioceses, onde os peregrinos visitam partes do país sede e a segunda onde se reúnem para os atos centrais, na cidade principal. No histórico oficial já somam-se 14 edições oficiais da JMJ sendo elas na Itália (1986 – 2000), Argentina (1987), Espanha (1989), Polônia (1991- 2016), Estados Unidos (1993), Filipinas (1995), França (1997), Canadá (2002), Alemanha (2005), Austrália (2008), Espanha (2011), Rio de Janeiro (2013).
Nos meios de comunicação oficial da JMJ também é possível encontrar mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/jornadamundialdajuventude