Fiéis reclamam de insegurança no “Monte Horebe”

Foto: Edson Chagas
Foto: Edson Chagas

É costume de muitas igrejas evangélicas fazer vigílias de oração em locais altos, chamados “montes”. Um deles, o “monte Horebe” – morro da caixa d’água – é bastante conhecido na região de Santa Lúcia, Vitória, e atrai diariamente centenas de fiéis que buscam um encontro com Deus.

Por vezes são grupos acompanhados por pastores e ministros, mas há quem prefira ir sozinho. Alguns deles relatam falta de estrutura para acesso e também pequenos furtos que são cometidos no local. “Como o monte já é frequentado por muita gente, já passou da hora de as autoridades melhorarem aqui, porque a tendência é o fluxo de gente aumentar”, falou a auxiliar pedagógica Luzinete M. de Jesus.

Segundo ela, sexta-feira à noite é o dia mais frequentado. “Nossa igreja sobe às 22 horas e desce às 6 da manhã. Mas teve um dia que estava tão cheio que eu resolvi descer”.

Providências

Procurada pelo blog, a Prefeitura de Vitória destacou que investe no local. Foi organizada uma área de estacionamento que facilita a subida de carro até quase a metade do morro. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semse) realiza limpeza periódica inclusive com a utilização da técnica dos garis alpinistas e pede que as pessoas ajudem a cuidar e preservar o morro, que é uma Zona de Proteção Ambiental.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que tem feito fiscalizações rotineiras, evitando que seja ocupado por fieis que decidem ficar dias seguidos no local. “Já vi gente acampando no monte e isso não é bom, dá muita insegurança para a gente”, informou o obreiro da Assembleia de Deus Nova Aliança, Juscelino Alves de Barros.

Sobre a insegurança, a Polícia Militar recomenda que os frequentadores acionem o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) pelo 190 caso constatem a presença de pessoas suspeitas e também na ocorrência de furtos, roubos, ameaças ou qualquer atividade criminosa.

A assessoria da Polícia Militar solicita, ainda, que as lideranças religiosas que frequentam o Monte Horebe procurem a corporação para discutir sobre projetos de segurança para o local. O contato do comando da unidade é 3636-7301. A Guarda Municipal informou que faz rondas constantes na região e que isso tem reduzido muito os índices de ocorrências.

Pra pensar

“A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora” Soren Kierkegaard

* Foto: divulgação, cedida pela fonte.

4 Respostas para “Fiéis reclamam de insegurança no “Monte Horebe”

  1. Jesus ensinou orar de preferencia no quarto. A oração n monete era para queles que não tinham local próprio. Porque orar ano monte: MODISMO
    Lc 11.1-4Jesus ensina a orar – Lc 11.1-4 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam sua recompensa.
    6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará.
    7 E, quando orardes, não useis de repetições inúteis, a exemplo dos gentios; pois eles pensam que serão ouvidos pelo muito falar.
    8 Não vos assemelheis a eles; pois vosso Pai conhece de que necessitais, antes de o pedirdes a ele.

  2. Eu quero saber porque esse bando de vagabubdo sobe o morro pra gritar nesse horário? Por um acaso não sabem que esse é um bairro residencial e que Deus gritos impedem a vidizinhanca de dormir? Bando de crente mal educado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *