Em diversos setores, um novo mundo surge após as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19. Com 90% dos alunos do mundo tendo que lidar com um aprendizado remoto, diferente do modelo tradicional, fica fácil entender por que a educação é um dos setores mais transformados.
Poderíamos citar as novas formas de aprendizado que surgiram, a aptidão dos alunos, pais e profissionais da escola a testarem modelos digitais ou híbridos, ou ainda a evolução de diversas ferramentas que passaram a fazer parte da rotina dos estudantes. Entretanto, não são essas que acredito serem as maiores mudanças.
Aproximação dos pais na educação dos filhos
O muro entre a escola e os pais caiu. Com os filhos em casa, os responsáveis ficaram de frente com uma situação que não era novidade para eles. O modelo tradicional de ensino já não atende todas as necessidades para uma educação completa dos filhos.
Esse problema, apesar de evidente outrora, ficou escancarado. Os pais que possuem um olhar mais criterioso estão cientes do real problema. Esse cenário faz com que eles reflitam se vale a pena gastar tanto tempo em busca de uma boa nota. Ou até mesmo se vale a pena encaixar todos os alunos no mesmo quadrado, na mesma avaliação, na mesma régua.
Portanto, quando o assunto é entender as individualidades dos alunos, nós ainda engatinhamos. O questionamento, no entanto, já pavimenta o caminho para a mudança. É impossível pensar o futuro com uma educação em massa, que não olha para as necessidades reais de cada pessoa.
Um cenário de alunos com boas notas remetia a uma conjuntura ideal, com alunos ideais, mas desenhado por um modelo ultrapassado de ensino e desenvolvimento dos nossos alunos. Está na hora de enxergarmos os nossos alunos com um olhar real, sem buscar a nota 10, mas, sim, em responder a seguinte pergunta: qual a real necessidade dos nossos alunos?
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.