Minecraft: famoso game deve ser usado dentro de sala de aula

Tecnologia na educação
Compartilhe esta notícia

Os games são como gangorra, portanto, existem dois grupos de pessoas: os que detonam seu uso e os que são otimistas quanto à ferramenta. O segundo grupo acaba aproveitando mais. Mas creio que existe uma forma de usar os jogos para crianças e adolescentes, onde o jogo é uma ferramenta em comum para alunos.

Minecraft

O jogo de maior sucesso da história começou a ser usado por muitos profissionais da educação para engajar os alunos. No game, os jogadores criam mundos virtuais com uso de blocos, onde existe uma infinidade de possibilidades internamente. Há como mesclar elementos para criar um novo elemento e usá-lo para construir uma casa, apartamento, condomínio ou uma enorme fazenda.

Certa vez ouvi uma história muito interessante de um professor de geografia, que, ao explicar sobre recursos minerais, rochas e seus elementos, percebeu que os alunos estavam, não apenas prestando atenção, mas respondendo todos os questionamentos antes mesmo de ele explicar por completo. O professor ficou pasmo pela forma como os alunos estavam tão engajados e os perguntou: como vocês estão tão afiados nas respostas? O que está acontecendo?”.

Um aluno então replicou: “professor, tudo o que você disse tem no Minecraft”. Sem entender por um momento, o professor foi pesquisar sobre e acabou criando um “mundo” dentro do game.

Essa história mostra que os professores e alunos precisam interagir nesse ambiente para o aprendizado, engajando a turma em um nível inimaginável.

Pontos positivos

  • Estimular a criatividade;
  • Aprender jogando. O ambiente tem recursos para o aprendizado de matemática, geografia, química e outras matérias;
  • Trabalho em equipe. Senso de compartilhamento e cooperação.

É óbvio que há relatos negativos do jogo, mas creio que a ferramenta certa sendo utilizada com um objetivo apropriado pode se tornar uma joia. Lembrando que o carvão e o diamante são substâncias com composição análoga, entretanto existe uma diferenciação brutal em valor monetário e usabilidade.

O aprendizado é algo constante e difuso, pois existem habilidades que precisam ser absorvidas. Precisamos, no entanto, aprender a enxergar esses vetores para melhor aproveitá-los no nosso cotidiano.

Curtiu o texto sobre a utilização do Minecraft no processo de aprendizagem dos alunos? Então deixe seu comentário abaixo. 

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

7 Respostas para “Minecraft: famoso game deve ser usado dentro de sala de aula

  1. Minecraft sobre o supervisionamento de um adulto educador , é válido e engajador !! Estimula os jovens a criar e desenvolver projetos !!! Tendo-se todo parâmetro profissional e educativo eu sou a favor !!!

    1. Aumentar os trabalhos em grupo, e no lugar de maquetes os alunos construírem em um mundo o:Local ou assunto desejado enviarem em forma de vídeo (durante as aulas online).

  2. Todo jogo ensina algo. Quem afirma é Marc Prensky que é especialista em aprendizagem baseada em jogos digitais. Sim jogos são um meio para ensinar. Minecraft é muito didático e lúdico o que torna ele uma ferramenta fundamental no ensino com jogos. No ano de 2016 o IFES publicou um livro, nele eu escrevo um capítulo explicando como eu uso o minecraft em minjas aulas. O livro é gratuito e pode ser acessado em https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%25C3%25A7%25C3%25B5es/Livros/Livro-PIE-TCC-2016-Web.pdf&ved=2ahUKEwi2tLDo0JjsAhXbILkGHYtpAG8QFjAEegQIBBAB&usg=AOvVaw2DQ4Byg3mFoH8Z-3TLRt-D

  3. Disponibilizando mais trabalhos em grupo. No lugar de passar para os alunos maquetes, passar para eles construírem o assunto ou lugar pedido e apresentarem em forma de vídeo (durante as aulas online).

  4. Não tem jeito eu sempre acabo voltando aqui quando
    preciso da informação correta. Obrigado mais uma vez. Vou
    compartilhar nas minhas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *