Inovação no Direito é possível? Essa é uma pergunta que Guilherme Deps e Anna Guerzet, advogados atuantes no nicho de tecnologia e startups, vêm se fazendo há anos. Desde o ano passado, quando criaram a Comissão de Startups, Proteção de Dados e Inovação da OAB/ES, o propósito de ajudar a tornar o Direito e a advocacia mais moderna, ágil e flexível já era bastante claro.
Mas foi durante a pandemia que Guilherme e Anna se juntaram a Eduardo Barcelos, também bacharel em Direito, e ao consultor e especialista em marketing digital, Matheus Shimabuco, para criar a plataforma 40tena Legal, a primeira assinatura de Direito e Inovação do Brasil, onde o jurista poderá adquirir conhecimentos atualizados relacionados a Direito e Novas Tecnologias.
A ideia é suprir uma lacuna de mercado. A sociedade evoluiu, se tornou mais digital e baseada em tecnologia, coisa que não aconteceu no Direito e, principalmente, no ensino jurídico.
Antes de criar a plataforma, várias pesquisas foram feitas. Uma delas foi no sentido de perguntar ao público do Direito, advogados e estudantes, se o ensino recebido na faculdade levava em conta aspectos práticos da profissão advocatícia. A grande maioria das pessoas demonstrou indignação com o conteúdo passado nas faculdades, que estaria, no final das contas, focado em práticas e em uma realidade que ficou no século XX.
Quando perguntados a respeito do pioneirismo da plataforma, os fundadores do 40tena Legal reconheceram que Direito e Inovação é abordado em alguns cursos on-line, por exemplo. Mas não de maneira democratizada, onde a pessoa paga um valor baixo para ter acesso a uma infinidade de conteúdos sobre Direito para Startups, marketing digital jurídico, gestão jurídica, proteção de dados e direito digital, empreendedorismo jurídico, legal design, dentre vários outros.
Hoje, a plataforma, disponível no site www.40tenalegal.com.br, já conta com diversas aulas práticas ministradas pelos próprios fundadores, assim como diversos outros especialistas convidados, CEOs de startups e advogados que atuem com inovação ou mercados novos.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.
*artigo escrito por Guilherme Deps, Advogado Especializado em Startups. CEO do 40tena Legal. Presidente da Comissão de Startups, Proteção de Dados e Inovação da OAB/ES.
Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.