Alunos do curso de Direito que possuem dificuldades para obter livros que os ajudem na sua formação profissional podem ter seus problemas resolvidos a partir do próximo ano. Isso porque a startup capixaba Bookmor desenvolveu uma plataforma on-line onde serão disponibilizados livros, resumos, audiobooks, vídeos e mapas mentais.
O CEO da Bookmor, o professor universitário e mestre em educação e direito Polney Ribeiro, explica como funciona a plataforma. “É um serviço de streaming, que conta com inteligência artificial para adequação de sugestões de leitura aos usuários. Dessa forma, a IA vai ajudar as nossas editoras parceiras e autores, já que a plataforma Bookmor será capaz de apresentar relatórios de temas mais lidos, assuntos mais comentadores e pesquisados, temas que tiveram pouco acesso, entrou outros”.
O idealizador da plataforma Bookmor revela que algumas obras serão disponibilizadas de forma gratuita para os usuários na plataforma, enquanto que os serviços de audiobooks, vídeos e mapas mentais terão um custo. No entanto, os usuários que comprovarem algum tipo de deficiência, seja auditiva, visual, de déficit de atenção ou dislexia, terão acesso gratuito a todos os conteúdos da plataforma.
“O nosso diferencial é que o conteúdo possui ferramentas de inclusão e acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, visual ou cognitiva. Então, é importante destacar que os usuários que comprovarem algum tipo de deficiência terão acesso total e gratuito”.
Bookmor em 2021 é realidade
De acordo com Ribeiro, a plataforma da Bookmor já está finalizada, mas a empresa ainda está em fase de captação de recursos. Sendo assim, o CEO da Bookmor acredita que na primeira metade do próximo ano a plataforma já esteja operando normalmente.
“A plataforma já está pronta com o sistema de leitura dos livros e resumos. Nesse momento, estamos participando de uma captação de recurso para desenvolver a parte relativa aos audiobooks e ferramentas de acessibilidade. Já estamos na última fase da seleção, faltando apenas a publicação do resultado final, que deve ocorrer nos próximos dias. Por isso, acreditamos que até o final do primeiro semestre de 2021 já estaremos com a plataforma Bookmor em operação”.
Pelo fato de os envolvidos nos projetos serem da área de direito, em um primeiro momento, a plataforma vai contar apenas com obras desse campo. Mas, segundo o CEO da Bookmor, a ideia é que a plataforma abrigue títulos de outras áreas num futuro próximo.
“O lançamento da plataforma será apenas com livros de direito, já que é a área que temos mais domínio e precisaremos validar todas as ferramentas. Mas, na sequência, serão incorporadas outras áreas, como administração, pedagogia, engenharia, entre outros”.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.