O Blox, startup de educação especializada na flexibilização curricular para os ensinos médio e superior, acaba de fechar uma parceria com o braço brasileiro da Pearson, uma das maiores empresas de educação do mundo. O objetivo das empresas é trabalhar com o público B2B, oferecendo aos donos de universidades opções de graduação mais flexíveis e adaptáveis à realidade dos estudantes.
De acordo com Bruno Berchielli, CEO do Blox, a principal premissa da startup sempre foi a liberdade e personalização do currículo educacional, modernizando a estrutura de ensino, dando foco às escolhas que cada aluno pode fazer e autonomia para professores criarem as próprias aulas, e por meio dele otimizar os recursos e ampliar a margem operacional das instituições.
“Estamos empolgados em anunciar esse projeto, pois sabemos que os alunos esperam a possibilidade de personalizar os estudos de acordo com interesses pessoais e objetivos profissionais. Acreditamos que com a Pearson atuando como distribuidora oficial de nossa plataforma tecnológica, podemos alcançar um número ainda maior de instituições e ajudar a levar a inovação para as salas de aulas”.
E os estudantes têm demonstrado que sentem a necessidade de serem protagonistas em relação ao que aprende. A pesquisa Global Learner Survey 2020, apontou que 90% dos brasileiros dizem que as pessoas precisarão assumir maior responsabilidade sobre o que aprendem para suas carreiras.
“A COVID-19 acelerou algumas transformações que já vinham ocorrendo. Agora, as instituições educacionais têm a missão de responder de forma rápida as necessidades que os estudantes identificaram durante a pandemia. Essa parceria é mais uma opção para que os estudos sejam personalizáveis e “self-service”, explica Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson para a América Latina.
Ainda de acordo com a Global Learner Survey, 80% dos brasileiros afirmam que as faculdades e universidades focam demais nos alunos jovens e deveriam oferecer melhores opções para os adultos que trabalham. De acordo com Bruno, a parceria do Blox com a Pearson será essencial para ajudar as instituições nesse papel, proporcionando uma plataforma que facilita e agiliza o processo de oferecer mais opções dentro da grade curricular, seguindo 100% das determinações do Ministério da Educação, além de dar todo suporte necessário.
“Buscamos a inovação na educação de maneira segura, seguindo as regulamentações já existentes e favorecendo estudantes, professores, diretores e todos presentes nas organizações de ensino. A revolução do digital já avançou em 2020, pois as mudanças causadas pela pandemia da COVID-19 não sumirão quando as atividades retornarem totalmente. O importante agora é seguir trabalhando para utilizar a tecnologia a favor dos alunos, podendo formar profissionais ainda mais capacitados dentro dos interesses que eles desejam”, enfatiza Berchielli.
O Blox é a primeira edtech de ensino superior que se une à Pearson no Brasil. Ambas observam que já existe uma mudança na mentalidade das universidades e faculdades, que estão em busca de novas soluções para aprimorar o sistema de aprendizagem no país.
Quem é o Blox?
Fundada em 2017 por Bruno Berchielli, o Blox, residente no maior hub de inovação Cubo Itaú e acelerada pelo Google 2020, tem o propósito de revolucionar a educação formal, oferecendo autonomia ao estudante para criar suas trilhas de aprendizado, escolhendo os temas mais relevantes para a própria formação.
A edtech especialista em flexibilização curricular para ensino médio e superior é uma alternativa ao tradicional “Sistema Seriado” de ensino, pois oferece uma proposta única e interativa, que inverte a lógica da educação. Com o Blox, o aluno realiza suas escolhas de disciplinas, acompanha seu desenvolvimento de área e competências e a instituição gere facilmente currículos flexíveis. Além disso, também entrega ganhos de eficiência operacional às instituições ao otimizar ensalamento e permitir grande sinergia entre diferentes cursos.
Quem é a Pearson?
A Pearson é uma das maiores empresas de aprendizagem do mundo, com mais de 22,5 mil colaboradores atuando em 70 países. Oferece conteúdo, avaliação e serviços digitais para estudantes, instituições educacionais, empresas, governos e outros parceiros ao redor do mundo.
A empresa tem como compromisso ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades de que elas precisam para incrementar suas perspectivas de empregabilidade e ter sucesso diante das transformações no mundo do trabalho. A Pearson acredita que onde quer que a aprendizagem prospere as pessoas também prosperarão.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.