O ano de 2020 foi marcado por um cenário que exigiu de famÃlias, professores e escolas a reinvenção da forma de ensinar. O ensino a distância, antes visto como diferencial, mas ao longo dos anos se consolidou como tendência, é hoje uma necessidade básica para qualquer escola. Em função da pandemia da COVID-19, as aulas remotas fizeram parte da rotina de milhares de crianças ao redor do mundo. Dessa forma, se observou uma grande aceleração no uso de ferramentas digitais na educação.
O ensino hÃbrido tem sido apontado como grande aposta para as rotinas escolares para este ano. Sendo assim, é mais do que fundamental se pensar a tecnologia como propulsora no processo de aprendizagem. No final do ano passado, totalmente alinhados a essas tendências, a Tindin e o grupo SOMOS Educação celebraram uma parceria que deve impactar 160 mil alunos de ensino fundamental, somente no primeiro ano de atuação.
A Tindin é uma Edfintech – intersecção entre educação, finanças e tecnologia – que uniu educação e serviços financeiros. No mercado B2C, registrou um crescimento de 20 vezes nos últimos 12 meses, impactando mais de 10 mil famÃlias. Enquanto que o grupo SOMOS, um dos principais na área de educação básica do Brasil, oferece soluções educacionais para milhares de escolas do paÃs, tendo uma base de 1,5 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio.
Além disso, o grupo é hoje a maior rede de pesquisa para educação do paÃs, eleita mantenedora da Rede Nacional de Ciência para Educação. Um hub com 200 cientistas brasileiros que buscam por inovações pedagógicas, reforçando ainda mais a sinergia entre SOMOS e Tindin.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Gamificado (AVA)g, desenvolvido pela Tindin, conta com uma metodologia de simulação capaz de exponencializar o aprendizado de qualquer disciplina, inclusive financeira.
Com a parceria, o SOMOS passa a atender a nova exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornando obrigatória a inclusão da educação financeira transversal no ensino fundamental. E a Tindin assume a temática dentro do portfólio da gigante educacional, trazendo uma metodologia imersiva de letramento financeiro.
“O aluno deixa de ser um mero usuário da plataforma educacional, para se transformar em cidadão do próprio ambiente virtual de aprendizagem”, explica Eduardo Schroeder, CEO da Tindin.
A transformação digital é vista como um diferencial no mercado educacional. Ela funciona como um selo de garantia do compromisso e engajamento de escolas e professores com uma experiência de aprendizagem digital e inovadora.
O contrato firmado entre a Tindin e o grupo SOMOS tem duração até 2026 e potencial de gerar, por ano, R$ 120 milhões. O inÃcio do projeto será com alunos do ensino fundamental. Mas, no médio prazo, alunos do ensino médio também serão impactados por essa tecnologia digital, que une o melhor dos métodos ativos ao ensino a distância. Isso gera engajamento multidisciplinar por meio da gamificação da educação financeira.
Outro diferencial da plataforma Tindin, que passa a fazer parte do portfólio SOMOS, é o fortalecimento da relação entre diferentes atores que fazem parte do processo de aprendizagem. “A plataforma Tindin passa a funcionar como um meio e comunicação direta entre famÃlia, alunos e professores”, finaliza Schroeder.
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Sou professora, pedagoga com pós em neuropsicopedagoga.
Gostaria de participar desse projeto.