O mercado de congressos e eventos foi um dos mais afetados durante a pandemia da COVID-19. Sem saber quando os eventos físicos poderão voltar a ser realizados, estudantes, acadêmicos e profissionais recorreram ao universo digital para se capacitar e se desenvolver. Com a alta na procura de congressos on-line, algumas empresas puderam observar essa oportunidade e garantir um alto índice de crescimento nos últimos meses.
A Câmara Americana de Comércio, em pesquisa, revelou que a agenda de eventos on-line vai crescer ao menos 25% neste ano, e a expectativa para 2021 é maior, mesmo com o retorno dos eventos físicos.
A Congresse.me, plataforma que integra várias ferramentas necessárias para a realização, de maneira facilitada, de congressos e eventos on-line, bateu a marca de um milhão de inscritos no último ano, tendo quase seis milhões de exibições. Dessa forma, a startup torna-se uma referência em plataformas de eventos do Brasil. A empresa ganha cada vez mais espaço com a proposta de democratizar o conhecimento e impactar pessoas.
Com as transformações provocadas pela pandemia da COVID-19, a solução encontrada por estudantes para se atualizar passa pela procura por eventos e congressos on-line. A transmissão de um conteúdo on-line não apenas rompe com a distância, mas facilita para todos os envolvidos a realização e participação nesses eventos. Além disso, passa não apenas pela diminuição de custos, mas também pela facilidade de alcançar estudantes, a flexibilidade e a praticidade de poder aprender dentro da própria casa.
De acordo com Maráia Torrejon, cofundadora e COO na Congresse.me, todos os erros e acertos que apareceram nos primeiros eventos foram fundamentais para que, hoje, a startup esteja minimamente preparada para aproximar pessoas e conectá-las a discussões relevantes tanto para o crescimento individual quanto social.
“Quando a ideia de realizar congressos on-line nasceu, em 2019, ninguém imaginaria que, dentro de um ano, o mundo precisaria se adaptar. Somos seres sociais, por isso a importância de eventos on-line, porque assim não há a distância, não há altíssimas despesas e há muita informação relevante e de fácil acesso”.
Para o head de operações da Congresse.me, Muriel Oliveira, vale a pena investir em um congresso on-line. “Utilizar a tecnologia para proporcionar a melhor experiência a quem busca o conhecimento é uma tendência e necessidade do mercado. Os eventos on-line superam as barreiras físicas. Portanto, a possibilidade de assistir um evento ao vivo e depois poder assisti-lo quando e como quiser, é um dos diferenciais dos eventos on-line”.
O sucesso de um evento on-line está em dois pilares: primeiro, de fazer uma pesquisa profunda e assertiva sobre nichos específicos, já que o universo digital é amplo e a quantidade de ofertas é grande; segundo, trabalhar com múltiplos canais de aquisição para entender qual o melhor canal para o evento.
André Novelino, head de marketing, aponta para a maior oportunidade que um evento on-line oferece. “O potencial geográfico é infinito. Isso possibilita que o evento possua um público 10, 15, 20 vezes maior que os físicos, aumentando também a capacidade de gerar lucro”.
O uso da internet cresceu de 40 a 50% no Brasil, de acordo com a Anatel. Sendo assim, é preciso usar isso a favor da educação de qualidade para alcançar o máximo de pessoas possível. A Congresse.me já realizou mais de 200 congressos on-line, tendo mais de 7700 palestrantes de todas as partes do Brasil e do exterior. Em 2020, a startup alcançou a marca de um milhão de pessoas que estão engajadas em aprender e compartilhar o seu conhecimento com o mundo.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.