Problemas como a inclusão e o aumento a cada ano do percentual de desemprego de jovens no Brasil (27,5% no primeiro trimestre de 2020) fazem com que a angústia dessas pessoas aumente ainda mais. Um dos principais fatores para a dificuldade de acesso desse grupo ao mercado de trabalho foi reforçada por uma pesquisa realizada pela startup Cmov com mais de dois mil jovens em todo o Brasil. O resultado constata uma circunstância já esperada: 82% dizem que não se sentem preparados e não sabem o que fazer para facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho.
Diante desse cenário difícil, muitas organizações estão se mobilizando para buscar soluções que visam diminuir essa triste realidade. O tema da inclusão e do desenvolvimento social nas empresas, entretanto, é algo relativamente novo e que tem se revelado como um verdadeiro desafio. Pois não basta apenas a existência da boa intenção para que as estratégias consigam se alinhar. É preciso focar no objetivo e atribuir prioridade às ações para que ele se concretize.
A Cmov desenvolveu a Plataforma Online de Carreira, que vai ao encontro dessa questão. Com uma solução 100% on-line, a startup apoia empresas e IES na empregabilidade dos jovens, desenvolvendo projetos de inclusão e impacto social.
Com o propósito de auxiliar os jovens na escolha do seu objetivo de carreira e prepará-los para o mercado de trabalho, a plataforma foi lançada em maio de 2018 e já conta com mais de 12 mil jovens em sua base. Completamente on-line, podendo ser acessada de qualquer dispositivo. A plataforma já está sendo utilizada por diversas Instituições. Eneva, Eureca, Insper, Eniac são alguns exemplos de organizações que utilizam a plataforma da Cmov. O objetivo é desenvolvê-los para o aumento da sua empregabilidade, preparando-os para vagas da própria organização, ou contribuir para o acesso no mercado de trabalho.
Método 6C’s
A Cmov utiliza-se do método 6C’s, que consiste em uma trilha de 6 passos: carreira, competência, capacitação, currículo, conexão e comunicação. A jornada na plataforma de carreira da Cmov se inicia pelo apoio ao jovem na definição do seu objetivo de carreira.
“Nosso diferencial é ter construído um método 100% on-line, que permite uma jornada pragmática do jovem, desde sua escolha de carreira até como facilitar seu acesso ao mercado de trabalho, com inúmeros indicadores de resultado atrelados a ele. Dessa forma, é motivo de muito orgulho quando percebemos a quantidade de jovens que estão sendo impactados positivamente pelas parcerias realizadas pela Cmov”, explicam Laura Fuks e Sabina Augras, fundadoras da Cmov.
No primeiro passo, é aplicado um teste que o ajuda a identificar o seu perfil (empreendedor, servidor público ou profissional liberal) e a validá-lo. Nas fases seguintes, ele compreende quais são as competências comportamentais prioritárias ao seu perfil e seu nível em cada uma delas. Recebe, então, um Plano de Desenvolvimento Personalizado, onde aprende a preparar um currículo que destaque suas qualidades. Além disso, é orientado sobre como estabelecer conexões profissionais. E termina, finalmente, sabendo como ter sucesso em processos seletivos, gerando durante todo esse processo vários indicadores de resultado.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.