Com o intuito de solucionar problemas muito específicos, a startup Gentelab desenvolve serviços e conteúdos educacionais corporativos. O trabalho da empresa visa customizar a experiência da educação, aumentar o engajamento em relação aos conteúdos oferecidos por universidades corporativas brasileiras a empresas e mensurar a efetividade do ensino.
No entanto, para chegar a tal objetivo, os fundadores da Gentelab, o CEO Ricardo Shinyashiki, e a CPO Luciana Ogusco, começaram a implementar uma série de testes até desenvolverem o modelo de negócio que a startup tem hoje.
Shinyashiki destaca que o grande diferencial da startup é o foco na experiência como um todo, que passa pela análise de dados. Ele frisa que a Gentelab não é uma produtora de conteúdo e uma plataforma, mas um ecossistema de aprendizagem contínua.
“É como se fôssemos um time de educação da empresa fora da empresa, pois oferecemos uma solução quase horizontal voltada ao departamento de recursos humanos das empresas”.
Um exemplo de como a coleta e análise de dados funciona para melhorar o engajamento dos usuários em relação ao produto se encontra na escolha dos conteúdos oferecidos pela plataforma.
De acordo com Ogusco, a seleção ocorre em duas etapas, onde, primeiramente, é feita uma curadoria com o cliente. “Nesse momento ouvimos suas necessidades, compreendendo quem é seu público-alvo e quais os objetivos e metas com relação ao produto”, explica.
Com essas informações, são disponibilizados os conteúdos, que, em um primeiro momento, são apresentados em grandes temas. A partir de então, entra a experiência do usuário, que funciona como um segundo crivo
“Nessa etapa, avalia-se o engajamento dos usuários na plataforma, os conteúdos mais consumidos e lidos até o final. Todos esses dados são utilizados para incrementar os conteúdos e a funcionalidade da plataforma”, explica Ogusco.
Os principais temas trabalhados na plataforma da Gentelab são:
- Inteligência emocional;
- Gestão e liderança;
- Criatividade e inovação;
- Negociação e vendas.
Para este ano, Ogusco promete uma novidade: a participação de profissionais gabaritados com forte atuação no mercado de startups. “O objetivo é trazer conteúdo atualizado sobre esse segmento”, finaliza.
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