Recentemente, muitas pessoas têm buscado novas práticas para seu momento de lazer e relaxamento. E passar um tempinho com os livros está entre elas. Mas construir um novo hábito nem sempre é tarefa fácil, mesmo sabendo das consequências positivas de uma nova rotina. Dessa forma, o Clube de Autores, uma das maiores plataformas de autopublicação da América Latina, separou algumas dicas para quem deseja tornar a leitura um hábito para manter a mente saudável.
“A leitura é uma das atividades mais importantes que o indivíduo pode ter, principalmente em momentos conturbados e de estresse como o que vivemos atualmente. Sendo assim, os livros possuem um papel fundamental na vida das pessoas e ainda trazem diversos benefícios à saúde mental”, comenta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, uma leitura de seis minutos é o suficiente para diminuir 68% dos níveis de estresse. Após esse breve período, eles notaram uma queda da frequência cardíaca e músculos mais relaxados nos voluntários. Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Stanford, dos EUA, provou que durante a leitura diferentes áreas do cérebro são afetadas.
3 dicas para tornar a leitura um hábito
escolha temas com os quais você se identifique
O hábito de leitura em si é intimamente relacionado à conexão desenvolvida com um determinado assunto. Então quanto maior ela for, mais natural será para você se apaixonar pela literatura.
Comece pelos clássicos
Autores que atravessaram décadas ou séculos mantendo-se na preferência do público dominaram, obviamente, a arte de sedução pelas palavras. Machado de Assis, Saramago, Dostoievsky e García-Márquez são alguns dos vários exemplos. Quando se trata de clássicos, não faltam obras já aclamadas e comprovadamente prontas para conquistar novos leitores.
abra a porta para novos autores
A contemporaneidade faz com que os escritores de hoje tenham um atrativo a mais. O próprio fato deles compartilharem o mesmo pano de fundo sócio-político já garante conexões potenciais importantes como a identificação com o estilo. Além disso, as personagens e as grandes temáticas passam a ser muito mais naturais e, consequentemente, mais engajadoras.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.
Na década de 1960 era comum parte da juventude fazer curso de Leitura dinâmica. Eu fui um dos ué fiz esse curso e foi muito para mim. Com o decorrer do tempo a acumulação de leitura me foi muito importante para dinamizar a arte da leitura. A metodologia usada tinha muito a ver com o que está escrito acima como, por exemplo, começar a leitura por autores clássicos com Machado de Assis, Sartre, Saramago, Raquel de Queiroz e muitos outros.
Quem gosta de ler política sou do curso de direito e leio outros autores Aristóteles falando de ética, hobbes, Rousseau etc
Amo ler. Viajo nas páginas dos livros. Sou grata a educação que recebi nós anos 70.
O hábito da leitura é algo que desenvolvemos diariamente através da prática; não tem nenhum valor você saber lê se não explora esse dom maravilhoso, capaz de nos transportar para lugares, costumes, culturas diferentes!!!
Tudo que incentiva à leitura com seriedade é sempre bem-vindo.
A leitura liberta o ser humano em todos os aspectos!
A leitura abre portas para o mundo e lugares nunca conhecidos.
Depois de adquirir o hábito da leitura, vem o mais difícil: refletir muito sobre o conteúdo que foi lido. Leitura/reflexão reflexão/leitura têm de caminhar juntos, pois, caso não estejam umbilicalmente ligados, corre-se o grande risco de sermos apenas letrados falastrões.
. . . Num tempo de pandemia, quando o medo, a ansiedade, as angústias estão exacerbadas a leitura é um bálsamo para o espírito.
Um livro atual que traz a história da pandemia da Gripe Espanhola é ” Entre a vida e a morte um medico em tempos de pandemia e de guerra ” oportuniza o leitor a conhecer a história de um menino que cursa medicina, ingressa no Exército, quando ocorre a 1a guerra mundial. O Brasil entra na guerra, ele se apresenta para a Missão Especial Médica para França, sua esposa se dispõe a ir junto auxiliar no atendimento dos feridos de guerra, quando, então , eclode a gripe espanhola. A luta desse casal brasileiro atendendo a população francesa, verdadeiros heróis que ficaram anônimos na nossa história.
Ler, não apenas, é divertido, como também é instrutivo. Durante a leitura temos a possibilidade de aumentar o nosso repertório lexical e obter conhecimentos sobre história, arte, filosofia entre outras coisas. Podemos conhecer novas realidades e refletir sobre elas, o que pode nos levar a uma melhor compreensão sobre o ser humano e seu contexto.
Faz tempo que gosto de ler. Foi e tem sido pra mim uma forma de me conhecer, de conhecer um mundo nunca visto, de desejar o que parecia impossível. Com a leitura cresci em muitos aspectos. Foi a leitura e as reflexões dela advindas que me fez ousar. Consegui romper barreiras. A leitura me deu a chance de estudar. Claro que muito do que acontece na caminhada vida afora vem de experiências vivenciadas. Mas a leitura serve de base e de argamassa para a construção do que nos tornamos.