Entre os dias 18 e 23 de outubro ocorre a 6ª edição do Educa Week (acesse aqui). O evento será totalmente on-line, gratuito e transmitido todos os dias ao vivo no YouTube, entre às 8h30 e 21h. A ideia do evento é debater o futuro da educação no Brasil, promovendo conexões e trocas de experiências, com a finalidade de melhorar o ensino e a aprendizagem no país.
Ao todo, serão realizados mais de 35 painéis, com a participação de 150 especialistas. Todos os temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia.
O evento contará com a participação nomes de expressão nacional e internacional, como a Dra. Jo Boaler, docente da Universidade de Stanford; Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde; e os congressistas e ativistas pela Educação Tabata Amaral, Israel Batista, Felipe Rigoni e Alessandro Vieira.
Já o time de especialistas da esfera privada inclui CEOs e diretores e executivos dos maiores grupos educacionais do Brasil, como Tânia Consentino, CEO da Microsoft; Mário Ghio, Presidente da Somos Educação; Ana Maria Diniz, presidente do conselho do Instituto Península; Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil; Bruno Elias, CEO da Eleva Educação; Ari de Sá, CEO da Arco Educação; Guilherme Henrique de Campli Martins, CEO da Playkids; Pasi Loman, Presidente da Seppo; e Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais da SAS Plataforma de Educação.
“É o momento de somarmos forças para juntos alavancarmos a educação no Brasil, principalmente neste momento de retomada”, diz Marcos Talarico, CEO do Educa Week.
Educa Week: ensino público, o novo Enem e a transformação digital nas escolas serão destaques
O Educa Week 2021 é dividido em eixos temáticos, que são eles:
- 18/10: Novas rotas pedagógicas;
- 19/10: Gestão escolar e tecnologia educacional;
- 20/10: Escolas e pós pandemia;
- 21/10: Educação pública de qualidade;
- 22/10: O mundo educacional no século XXI;
- 23/10: Edtech day.
Na agenda do evento, estão pautas urgentes como: “Abertura: as escolas e o pós pandemia”, “Os desafios da implantação do Ensino Médio nas escolas públicas”, “Como as escolas estão superando graves impactos socioemocionais pós pandemia”, “Transformação digital: o que aprendemos com a pandemia”, “Diversidade e inclusão nas escolas”, “Os desafios para ensinar, frente a um estudante nativo digital”; “O papel das avaliações diante das tecnologias e métricas do ensino virtual”, “Multilinguismo, bilinguismo e programas internacionais”; “O desafios de preparara os estudantes para os processos seletivos diferenciados do ensino superior”, “Fusões e aquisições”, “Gestão Escolar”, entre outros.
Saúde mental na pauta
Após um ano e meio de pandemia, a curadoria do Educa Week também dá atenção especial ao tema da saúde mental.
“É fundamental priorizar a humanização nas práticas, resgatando o espaço sociocultural da escola para alunos e famílias, para se diminuir os impactos socioemocionais do atual período”, explica Ismael Rocha, diretor acadêmico do Instituite of Technology and Education (Iteduc) e diretor pedagógico do Educa Week.
O Educa Week também deverá tratar da situação crítica das escolas públicas que precisaram se adaptar para atender às novas diretrizes do governo. Entretanto, contam com recursos escassos para seu aparelhamento.
Na área da gestão escolar, o debate acontecerá em torno das novas demandas que surgiram após o fechamento das instituições de ensino, quando passou a haver necessidade de readaptação de toda a estrutura escolar.
Prêmio Destaque Educação 2021 – 3ª edição
Em sua terceira edição, a premiação reconhecerá experiências que exercitem o tema “O olhar inovador para as demandas educacionais”. O prêmio foi idealizado para identificar e reconhecer experiências de sucesso na área da educação.
“O Prêmio Destaque Educação 2021 vai dar visibilidade para as práticas pedagógicas que geraram transformações reais na vida dos estudantes, desde o início da pandemia da Covid-19”, explica Rocha.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech