Educacional – Ecossistema de Tecnoliga e Inovação está inaugurando um espaço de inovação em Manaus, no Amazonas. O ambiente está sendo criado exclusivamente para desenvolver e criar tecnologias voltados ao ensino e aprendizagem.
Chamado de Espaço Educacional, o espaço de inovação tem mais de 500m² e foi estruturado em Manaus, capital do Amazonas, no Centro de Tecnologia e Inovação de Software (CITS). A instituição fomenta soluções na área de Tecnologia da Informação para aprimorar ou propor processos, produtos e serviços.
O novo local tem o objetivo de incentivar pesquisas, estudos e projetos. Ou seja, visando a melhoria da educação com base em aplicações tecnológicas como:
- Internet das Coisas;
- Aprendizado de máquinas;
- Big Data.
Sendo assim, uma equipe de 15 pessoas, composta por especialistas do Educacional, técnicos e desenvolvedores de sistemas do CITS, está empenhada em atuar em diferentes atividades do novo espaço.
Mesas educacionais no espaço de inovação em Manaus
Uma das ações iniciais é a atualização das Mesas Educacionais, solução tecnológica que proporciona experiência multissensorial no processo de alfabetização de crianças a partir de blocos com letra e recursos audiovisuais.
“Estamos empenhados em apliar nos próximos mesas as pesquisas para termos realidade aumentada, libras e navegação guiada para uma ampla acessibilidade, bem como a experiência dos alunos no uso dessa solução”, explica Leorys Colletes, diretor no Educacional e responsável pelo espaço de inovação no Amazonas.
Além das Mesas Educacionais, o time desenvolve o conceito de suítes pedagógicas, integrando edtechs ao ecossistema educacional. Dessa forma, possibilita que essas soluções digitais sejam moldadas a partir das necessidades de aprendizado do aluno. E que seja feito tanto o acompanhamento pedagógico quanto o do uso das soluções aplicadas.
Todas as atividades realizadas no Espaço Educacional são implementadas em formas de trabalho, portanto, baseadas nos conceitos de squad e metodologia ágil.
“Dividimos os grupos em times multidisciplinares reduzidos para proporcionar autonomia e definir prioridades. Mas também buscamos dar maior rapidez aos processos de forma flexível e com máximo de interatividade. Dessa forma, além de um espaço propício para fomentar inovação em educação, atuamos com os métodos mais eficientes para soluções com potencial de evoluir o ato de aprender e ensinar em todo o mundo”, relata Colletes.
As inovações geradas a partir do Espaço Educacional poderão ser usadas em outros mercados além do Brasil. As soluções do Educacional são exportadas pela Positivo Tecnologia desde 1996 e já estão em mais de 40 mil escolas de 14 países.
“Nossa parceria de longa data com o CITS e a inauguração desse espaço de inovação certamente contribuirão ainda mais para a expansão da nossa atuação”, finaliza Colletes.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.