A pandemia de Covid-19 obrigou escolas de todo o país a discutir, repensar e migrar cada vez mais para o modelo online. Até aquele momento, o aluno precisava ir presencialmente ao local de ensino para a realização de testes, mesmo na modalidade de ensino a distância. Todo o processo envolvia configurar o ensalamento, dedicar profissionais para cuidar das salas, corrigir as provas manuais, lançar a nota no sistema e aprovar ou não o candidato. Agora, a solução tornou-se as provas online.
Isso porque, com esse cenário, veio o desafio: definir exames e outras avaliações remotamente que assegurassem lisura e justiça no processo. Afinal, como aplicar um teste a distância que pudesse inibir a famosa “cola”? Como transmitir ao aluno a segurança e a credibilidade necessárias?
As tecnologias permitiram tal avanço, e agora o professor configura o tipo de prova que quer aplicar. Sendo assim, ele cria a prova, seleciona qual é o processo seletivo, o curso, insere o gabarito e o sistema corrige sozinho.
Até mesmo para a aplicação de vestibulares surgiram plataformas com recursos seguros e grande automação, como, por exemplo, contagem de tempo da prova automática e embaralhamento das questões, de modo que cada teste seja, o que dificulta a “cola”.
Ainda como funcionalidade “anticola”, os sistemas exigem que o aluno realize as provas online em tela cheia. Ou seja, não é possível acessar outros programas (como ir a um navegador da internet) e outros arquivos do computador.
Além disso, é impossível dar print. E, ainda: elas são cada vez mais simples de ser usadas pelo professor. Isso permite correções automáticas das questões de múltiplas escolhas, possibilitando que ele se concentre na correção das dissertativas.
Mais recursos da tecnologia de provas online
Outros recursos interessantes dizem respeito à gestão de todo o processo pela instituição. O que vai além do campo pedagógico como citado e chegando à automação das áreas administrativa e finaceira. Entre os exemplos estão:
- Acompanhamento das inscrições dos candidatos;
- Envio de documentação;
- Assinatura de contratos;
- Acesso ao portal do aluno para atividades e notas;
- Acesso ao financeiro para boletos da mensalidade.
Assim como realizar provas sem sair de casa, estudar e até mesmo gerir um negócio na área educacional, será por meio de processos cada vez mais digitais. Ou seja, trata-se de um caminho sem volta de transformação digital acelerado pela pandemia de Covid-19.
Apenas em 2020, por exemplo, auge da pandemia no mundo, cerca de 1.300 instituições de ensino superior realizaram provas online para aproximadamente meio milhão de estudantes. Os dados da Associação Nacional das Universidades Privada (Anup), portanto, só enfatizam a necessidade de uma maior profissionalização do meio como característica essencial para garantir maior qualidade no ensino, atratividade e mais competitividade no mercado.
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*artigo escrito por Leandro Scalabrin, fundador e CEO da JACAD, plataforma de gestão educacional utilizada por 40 mil professores e 500 mil estudantes, nos 22 estados brasileiros.