A Gama Pré-Vestibular, curso preparatório com aulas on-line ao vivo, promoverá o “Plantão SiSU 2023”. O evento vai ocorrer durante os dias do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que neste ano funcionará de 16 a 24 de fevereiro. O evento é on-line, gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site.
A iniciativa tem como objetivo atualizar os alunos sobre as tendências de variação das notas de corte e as melhores oportunidades de ingresso. O Plantão SiSU contará com:
- Relatório diário das notas de corte dos principais cursos;
- Estratégia de inscrição para a aprovação;
- Análise das tendências de variações das notas por especialistas.
Além disso, o evento oferecerá apoio técnico para dar segurança aos alunos durante o processo seletivo. Isso porque o Sisu é o método mais popular para ingressar em uma universidade pública, além do vestibular tradicional. O Sistema é uma plataforma digital desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Dessa forma, Paulo Victor Scherrer, diretor de Growth na Gama Ensino e professor de Biologia na Gama Pré-Vestibular, pontua que o início do ano é marcado pelo desejo de milhões de estudantes de ingressar em uma universidade pública. “A concorrência é grande e esse suporte é fundamental, pois muitos alunos desconhecem a melhor forma de utilizar o site”, explica.
TRi Enem
Scherrer criou o TRI Enem, ferramenta de simulação da nota TRI e do Sisu, disponível gratuitamente na internet. A plataforma possui duas ferramentas: o Simulador TRI, que calcula a nota TRI das provas antigas do Enem; e o Simulado Sisu, que simula as chances de aprovação do aluno nas universidades que participam do Sisu por meio das notas de corte dos anos anteriores.
No Simulador Sisu, o aluno pode encontrar as principais informações sobre os cursos como, por exemplo:
- Notas de corte dos últimos anos;
- O peso de cada área para cálculo da nota;
- Informações básicas do curso oferecido pelas universidades.
Além disso, o sistema calcula a chance que o aluno tem de ser aprovado. Esse cálculo tem como base a comparação entre sua nota e as notas de corte anteriores.
“Neste momento, como a nota do Enem ainda não foi divulgada, o aluno pode simular a sua nota TRI pelo portal e avaliar as chances de aprovação nas mais diversas universidades do Brasil”, explica Paulo.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.