Com o objetivo de acelerar o processo de aprendizagem de forma individualizada, a Gama Ensino, startup capixaba de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica as lacunas de entendimento dos alunos para o direcionamento dos seus estudos, inicia a produção do primeiro material didático do país 100% feito à base de inteligência artificial (IA).
O principal objetivo é utilizar a inteligência artificial para a sintetização do conteúdo junto ao direcionamento sistêmico aos alunos. Isso permite criar uma trajetória altamente personalizada para o estudante no ano de pré-vestibular. Com isso, o fornecimento do material será de acordo com as políticas das ferramentas de IA adotadas.
A construção será feita a partir de mais de 5 mil objetivos pedagógicos próprios da Gama, o qual constituem a base do Ensino Médio. A partir daí, envia-se sugestões para a IA que criará o conteúdo em cima dessas métricas. A avaliação do material será feita por professores gabaritados como Natan Baptista (Harvard) e Franciane Cipriani (Kiel), que farão todo o processo de curadoria.
De acordo com Lorenzo Tessari, COO e sócio da Gama Ensino, com a usabilidade do material, é possível descobrir qual formato de cada capítulo gera mais entendimento dos alunos. E, dessa forma, fazer mudanças estruturais em uma velocidade alta.
“Sempre soubemos que conteúdo é algo disponível aos montes na internet. O problema, no entanto, é a falta de direcionamento que o aluno tem. Por isso, esse foi o nosso foco desde o início”, explica.
Lorenzo pontua que para a Gama isso não é tão novo, pois já possui algoritmo próprio com adaptive learning no direcionamento dos alunos.
“Encontramos lacunas de conhecimento e preenchemos para acelerar o processo de aprendizagem e aprovação nos vestibulares. O uso da IA em nosso material não é um grande paradigma para nós, é incluir a eficiência tecnológica em mais um dos processos da empresa”, esclarece o COO e sócio da Gama.
Atualmente, a startup de tecnologia desenvolve um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos. Por meio de testes dinâmicos, a IA mapeia todas as lacunas de conhecimento que o aluno possui em cada matéria, de forma totalmente objetiva. A partir disso, o algoritmo é capaz de captar os milhares de conteúdos existentes na educação básica e definir quais deles são as principais prioridades de cada aluno.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.