O ato de ensinar passa por diversos obstáculos em todos os níveis educacionais, principalmente no modelo remoto, que tende a diminuir a conexão entre professores e alunos. As aulas online desafiam os profissionais a desenvolverem as melhores técnicas para aumentar o engajamento dos jovens durante as aulas, considerando os estilos de aprendizagem, foco atencional, adaptabilidade ao modelo e diversos outros fatores intrínsecos de cada aluno.
Sabemos que tanto a interação síncrona quanto a assíncrona são essenciais para o sucesso do ensino remoto, mas, aumentar a participação online dos alunos é uma tarefa árdua. Dificilmente uma única ação gera o engajamento desejado para os professores.
Por isso, trago um conjunto de iniciativas que podem ser empregadas para desenvolver esse laço entre profissionais, instituições e estudantes nas aulas online:
- Ambiente de aprendizado amigável e inclusivo;
- Uso de tecnologia interativa;
- Atividades envolventes e significativas;
- Acompanhamento e feedbacks regulares;
- Adaptação do ritmo e material da aula às necessidades de cada aluno;
- Definição de metas e expectativas razoáveis desde o início;
- Incentivo à partipação ativa;
- Aplicação de componentes do jogo;
- Contato frequente com os alunos.
Ambiente de aprendizado amigável e inclusivo
Uma atmosfera acolhedora, apreciada e inclusiva para as aulas online, é o primeiro passo a ser levado em consideração. Regras de comportamento e o discurso civilizado entre os alunos precisam estar presentes para que tudo funcione.
Uso de tecnologia interativa
Usar recursos e plataformas como fóruns de discussão, bate-papos em grupo e videoconferências que promovam a participação e colaboração dos alunos é essencial.
Atividades envolventes e significativas
Proponha exercícios que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento em situações do mundo real. Inclua projetos em grupo, simulações, estudos de caso e exercícios práticos que motivem a participação ativa do aluno. Existem muitas plataformas e sites que permitem uma atividade envolvente e dinâmica como Kahoot!, Socrative, Quizizz, Mentimeter, entre outras.
Acompanhamento e feedbacks regulares
Observe o desenvolvimento do estudante e ofereça críticas de apoio ao seu trabalho. Estar acessível para responder a perguntas e oferecer assistência quando necessário, bem como escutar a opinião do aluno a fim de encontrar pontos de melhoria no serviço é fundamental. Afinal, o ambiente online é recente na educação, precisamos ser humildes quanto a isso.
Adaptação do ritmo e material da aula às necessidades de cada aluno
Oferecer várias ferramentas de aprendizagem, incluindo textos, áudios e vídeos, para acomodar os vários estilos de aprendizagem é uma maneira de fazer isso. A personalização por meio da Aprendizagem Adaptativa foi possibilitada com o avanço da tecnologia. Portanto, empregá-la pode trazer um grande avanço não só em engajamento, mas também em aprendizagem.
DEfinição de metas e expectativas razoáveis desde o início
Deixe os objetivos de aprendizagem e do curso claros desde o início. Por isso, defina metas atingíveis e incentive os alunos a acompanhar seu próprio desenvolvimento. Nenhum curso faz milagre se não houver empenho do próprio aluno. Então, deixar essas expectativas registradas logo no início, evita frustrações posteriores.
Incentivo à participação ativa
Incentivar os alunos a explorar e compartilhar ideias, fazendo perguntas abertas e promovendo o contato com outros alunos é essencial. Dê aos alunos a chance de se conectarem.
Aplicação de componentes do jogo
Pontos, níveis e prêmios incentivarão os alunos a participar e atingir seus objetivos de aprendizagem.
Contato frequente com os alunos
Use mensagens de textos e anúncios para mantê-los informados sobre o que está acontecendo na aula e o que se espera deles. Mas vale ressaltar que quanto menor a faixa etária dos alunos, menos e-mail eles utilizam.
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*artigo escrito por Lorenzo Tessari. Chief Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos.