O cálculo mental, ferramenta necessária para aprender efetivamente a matemática, pode ser desenvolvido desde os primeiros anos de vida da criança. Isso porque, por meio dele, ela passa a compreender o sistema de numeração e aprende a realizar as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Tudo isso de forma simples, e, aos poucos, conseguindo avançar para operações mais complexas.
De acordo com Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil, a matemática deve ser inserida na rotina da criança desde quando ela começa a balbuciar as primeiras palavras.
“É um erro pensar que ela só deve vivenciar a matemática no ambiente escolar. Os pais podem iniciar esse processo matemático em casa, pois quanto mais estÃmulo, melhor será a consciência do aprendizado”, explica Cristhiane.
Na escola, o ensino da matéria se dá de forma significativa por meio de técnicas especÃficas desde o inÃcio introdutório de conteúdos primários da matemática. Como, por exemplo, agrupamento, quantidade, associação numérica, entre outros. Todo esse processo é muito importante para o aluno.
O cálculo mental precisa existir com objetivos, práticas e propostas bem direcionadas para a criança. À medida que ela consegue garantir a base, é ainda mais importante para expandir o conhecimento. Ela precisa perceber, então, que a matemática é importante para o dia a dia e que pode ser usada de forma leve.
Kumon e o cálculo mental
O Kumon de matemática tem um objetivo muito claro em desenvolver o cálculo mental e promover a ampliação do raciocÃnio lógico do ser humano. É uma aprendizagem significativa, muito pautada no aluno como o verdadeiro responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem por meio da autoinstrução.
O aluno é constantemente estimulado a ir além e adquire, dessa forma, a capacidade de raciocÃnio lógico, concentração e independência.
O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como, por exemplo:
- autodidatismo;
- Concentração;
- Capacidade de leitura;
- RaciocÃnio lógico;
- Independência;
- Rotina de estudos;
- Responsabilidade;
- Autoconfiança.
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