É possível aprender a aprender? De acordo com Alan Dantas, professor de design instrucional para educação da EBAC, é. Isso porque reter conhecimento é uma habilidade que pode ser desenvolvida como qualquer outra. E existem técnicas de aprendizagem para isso. As dicas a seguir servem tanto para alunos quanto para professores.
A primeira é saber questionar. Afinal, ter dúvidas é um sinal positivo do ponto de vista do aprendizado. Quem pergunta quer esclarecimentos, quer entender o assunto. Mas, em muitos casos, nem o professor tem inteligência emocional para ser questionado nem o aluno sente-se capaz de formular boas perguntas, o que impacta a troca entre eles.
A taxonomia de Bloom ajuda o indivíduo a conhecer suas limitações e torna seu estudo autônomo mais rico. Criado por Benjamin S. Bloom, é um modelo educacional que classifica e organiza o desenvolvimento do ensino, da aprendizagem e seus objetivos de forma hierárquica. Sendo assim, o propósito é que o aluno adquira um conjunto de conhecimentos e habilidades, desde o nível mais báico até o mais avançado.
Técnicas de aprendizagem: Taxonomia de Bloom
- Lembrar;
- Entender;
- Aplicar;
- Analisar;
- Sintetizar;
- Criar.
Lembrar
Memorizar e repetir os conceitos básicos do conteúdo de estudo, ou seja, é uma etapa muito básica, quase que mecânica.
Entender
Compreender e explicar os conceitos aprendidos. É uma etapa, portanto, em que o pensamento crítico e questionador entra em ação – não à toa está junto à base da pirâmide.
Sem esta etapa, toda a evolução pode ser prejudicada. Então é aqui, nesse momento, que as “boas perguntas” devem ser formuladas. Mas vale dizer que não há “boa pergunta” – toda dúvida merece atenção.
Aplicar
Resolver situações práticas usando o conhecimento adquirido. Também pode ser vista como uma etapa de teste de conhecimentos. Se for preciso”, “volte uma casa”.
Às vezes, é colocando em prática que percebemos que nos falta alguma informação, que algo não foi bem compreendido, então surge a chance de fazer novas perguntas para completar o conhecimento.
Analisar
Validar hipóteses por meio de testes, usando o conhecimento teórico obtido.
Sintetizar
Capacidade de argumentar e justificar ideias e posições dentro da área de estudo. Então, daqui em diante, o aprendiz, confiante nos seus conhecimentos, parte para o uso prático do aprendizado.
Criar
Habilidade de criar uma proposta original a partir do aprendizado. Com domínio sobre os temas que aprendeu, o aluno pode testar e validar o conhecimento, bem como aplicar a teoria de formas inovadoras.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.