O auto aprendizado com supervisão especializada pode ser uma boa estratégia para quem quer aprender inglês no seu ritmo – e do seu jeito. Então foi isso o que a escola de idiomas Berlitz concluiu ao observar a dificuldade de determinados grupos de alunos de seguir aulas regulares e se encaixar em metodologias mais tradicionais.
“Algumas pessoas realmente aprendem mais (e melhor) sozinhas”, afirma Marco Silveira, CEO do Berlitz. “Com nossa experiência no ensino de idiomas, entretanto, percebemos que mesmo essas pessoas que preferem aprender inglês sozinhas acabam perdendo o ritmo de aprendizado quando não têm uma orientação especializada e não seguem uma metodologia estruturada para evoluir”, explica o especialista.
Foi justamente para pessoas com essa necessidade que a escola de idiomas decidiu criar uma plataforma de auto aprendizagem online que combina atividades autodidatas com aulas particulares de conversação online.
“O Berlitz Flex permite que os alunos dêem o ritmo que querem para o seu aprendizado, com atividades personalizadas, criadas para cada nível específico”, afirma o CEO.
Afinal, como funciona a plataforma de auto aprendizado de idiomas?
O Berlitz Flex é oferecido em pacotes com 40 ou 80 sessões de auto aprendizagem e 20 ou 40 sessões particulares de 25 minutos ao vivo com o instrutor. Portanto, pela plataforma é possível aprender inglês, espanhol e alemão.
Antes de começar a utilizar a plataforma, o aluno precisa fazer um teste de nivelamento para determinar qual é o seu conhecimento do idioma. A partir de então, ele pode escolher o ritmo que quer aprender.
Um diferencial interessante é que a plataforma utiliza uma tecnologia eficiente de reconhecimento de voz para simular conversas da vida real com frases completas – e não apenas com palavras soltas.
Mas com essa funcionalidade, o aluno pode melhorar sua pronúncia e também focar a atenção nas palavras que ele tem mais dificuldade para falar.
“Outro benefício é que o reconhecimento de voz quebra aquela primeira barreira que muitas pessoas têm para falar um idioma que ainda não dominam”, ressalta o CEO da escola Berlitz. Dessa forma, antes de falar com pessoas, o aluno pode treinar suas conversas com ‘robôs’ até se sentir mais seguro.
Mas para completar, o Berlitz Flex conecta os alunos a professores especializados para praticar conversação e receber feedbacks sobre sua evolução. Cada sessão é particular, personalizada e dura 25 minutos.
Outros diferenciais da plataforma são:
- Aulas e atividades online sempre no novo idioma de estudo;
- Atividades baseadas em situações da vida real;
- Variedade de sotaques e culturas;
- Aspectos culturais do idioma estudado.
Cada nível de aprendizado é composto por 60 aulas. Quarenta delas o aluno realiza sozinho. As outras 20 são realizadas com professor online particular.
Passo a passo para aprender inglês no seu ritmo
- O aluno faz login no portal de aprendizado online MyBerlitz;
- Ele estuda no seu ritmo e conclui atividades personalizadas;
- A cada duas atividades completadas pela plataforma, o aluno reserva uma sessão de treinamento ao vivo com um professor particular do Berlitz.
- Para acelerar o aprendizado, ele pode fazer atividades extras que também ficam disponíveis na plataforma.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.
*artigo escrito por Fernanda Bottoni, da Berlitz Brasil.