Conheça os 10 maiores erros que podem zerar a redação do Enem

Veja os 10 maiores erros que podem zerar a redação do Enem
Compartilhe esta notícia

Faltam poucos dias para o Enem, e milhões de alunos de todo o Brasil se inscreveram para a avaliação. No primeiro dia, será aplicada a prova de Redação. Muitos alunos têm dificuldade na hora de elaborar a Redação, seja por não estarem a par do assunto que está sendo discutido, bem como por não conseguirem desenvolver bem as ideias no papel. Plataforma Professor Ferretto auxilia os estudantes a identificarem e evitarem os principais erros que podem zerar a redação do Enem.  

“Com a data das provas se aproximando, geralmente são divulgadas listas de possíveis temas de Redação. No entanto, muitos alunos não se informam a respeito, e, por isso, na hora da prova não conseguem dissertar de forma que atinja uma pontuação alta”, explica João Filho, professor de Redação da plataforma.

Pensando nisso, confira os 10 maiores erros que os alunos cometem e que podem zerar a redação do Enem. De acordo com o edital de 2018, publicado em 26 de março de 2019,  a banca avaliadora do Enem pode atribuir nota “zero” ou tirar pontos às redações em que o candidato:

Fugir do assunto ou da estrutura textual (zera)

Muitas vezes, não há uma compreensão do assunto que está sendo abordado, e dessa forma, os estudantes acabam fugindo totalmente da proposta.

Utilizar operadores argumentativos (perde pontos)

Escrever uma Redação com palavras ou períodos dos apostos de forma desconexa com o assunto do texto “gera uma ausência de coesão e conectivos, o que é necessário em uma dissertação argumentativa”, explica o professor.

Desenvolver o texto fora do local indicado (zera)

As redações que não estiverem na folha destinada a ela serão desconsideradas na hora da correção das provas, pois são avaliadas como “em branco”.

Abordar o assunto de forma parcial (perde pontos)

O tema da Redação do Enem é baseado em tópicos que estão em evidência, por isso, é importante ficar atento em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo, assim, é possível desenvolver um argumento mais completo.

Texto insuficiente (zera)

As redações do Enem possuem uma quantidade de linhas exatas para sua elaboração. Portanto, é importante se organizar para que todas as ideias sejam colocadas corretamente e não ultrapassem o limite destinado. Então é de extrema importância que o texto tenha no mínimo 7 linhas, e no máximo 30.

Utilizar o repertório e conhecimento de outras áreas (perde pontos)

Como vimos em um tópico mais acima, a cópia da proposta sugerida ou do caderno de questões, pode fazer com que partes do seu texto sejam desconsideradas. “Dessa forma, é necessário que a redação seja desenvolvida de forma original, sem inclusão de outros assuntos ou transcrição do tema”, ensina João Filho.

Linguagem informal (zera)

Dessa forma, quando as redações apresentarem impropérios, elas serão desconsideradas na correção.

Redigir de forma desconexa com o tema (zera)

É imprescindível que todo o texto esteja relacionado com o assunto abordado pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Assinar ou rubricar no espaço da redação (zera)

A folha de Redação é totalmente destinada ao desenvolvimento do texto, portanto, não sendo permitido qualquer tipo de assinatura ou rubricas.

Escrever em outras línguas ou com letras ilegíveis (zera)

As provas do Enem são realizadas no Brasil, por isso, é importante que ela esteja totalmente escrita na Língua Portuguesa e em letra legível. Caso haja algum tipo de divergência na redação, ela será zerada de forma automática.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *