Você já ouviu falar que a tecnologia é a área do futuro? Pois bem, é impossível negar que o setor da inovação se tornou um dos mais promissores da atualidade, gerando emprego e disponibilizando vagas no setor. Ainda assim, faltam profissionais capacitados para ocupar tantas vagas disponíveis. E, em contrapartida, milhares de jovens de baixa renda estão desempegados por inúmeros motivos. É por esse motivo que a Mais1Code, edtech focada na formação e inserção de jovens da periferia no mercado tecnológico, está lançando o projeto 3 Mil Devs da Quebrada.
O programa pretende formar 3 mil jovens da periferia, ainda no ano de 2023, sem custo algum e de forma 100% online. As inscrições para o projeto já estão abertas no site da Mais1Code. A ideia do 3 Mil Devs da Quebrada surgiu diante de uma percepção dos sócios da edtech Tauan Matos e Diogo Bezerra sobre a grande procura dos jovens em desenvolvimento web. E, é claro, em unir os jovens à necessidade da área de forma acessível e eficaz.
“Nosso intuito é transformar a realidade de jovens da periferia, para que eles possam contribuir com a área da inovação e vice-versa. A periferia possui um potencial gigantesco diante do cenário mercadológico que estamos vivendo e é exatamente isso que gostaríamos de mostrar”, explica Tauan Matos.
Como participar do projeto 3 Mil Devs da Quebrada
Ao todo, serão três fases: inscrição, entrevista em grupo e, por fim, o processo interno da seleção. Além disso, existem alguns requisitos que devem ser preenchidos pelo inscrito para que ele possa ser selecionado pelo projeto.
Dentre eles, está a faixa etária (ter entre 18 e 35 anos), renda familiar inferior a R$5000,00, ter acesso a computador e internet e, por fim, pode ser dedicar aos estudos 1h30 por dia. Vale frisar que o ensino será 100% gratuito e online, portanto, não há limitação regional para participar da seleção.
Formação em 3 etapas:
A formação dos alunos vai ocorrer em cerca de 10 meses, contendo as seguintes fases:
- Lab Mindset: curso de seis semanas sobre os princípios da tecnologia;
- “Universidade”: os alunos aprendem, de modo prático, as principais linguagens da programação, além de criarem uma solução tecnológica para um problema do mundo real;
- Trilha do Desenvolvimento: estágio da formação em que os participantes serão preparados para o mercado de trabalho.
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.