Perto do dia de aplicação de uma prova, a ansiedade aumenta e falta tempo para estudar o resto do conteúdo do edital. Realmente é difícil conseguir controlar o nervosismo, principalmente para os candidatos que se prepararam para o concurso. Mas essa é talvez a questão número 1 para o sucesso.
No momento da prova, a falta de concentração faz com que muitas pessoas sejam eliminadas. Então, fica a dica: fique tranquilo para conseguir lembrar-se de tudo o que leu, ouviu e aprendeu durante o período em que dedicou aos estudos.
Leia abaixo outras dicas que considero interessantes. Espero contribuir para o seu sucesso. Boa sorte!
Tempo
Tenha atenção quanto ao enunciado das questões e saiba dividir o tempo. Não perca horas em questões complicadas, correndo o risco de não ter mais tempo para o resto da prova. Quando encontrar dificuldade, passe para outra questão e só depois volte nas que pulou. Resolvendo as partes mais fáceis, você também adquire autoconfiança.
Não se esqueça de separar pelo menos 30 minutos para marcar o cartão de respostas. Muitos candidatos acabam fazendo isso com pressa e perdem várias questões.
Se já souber antecipadamente que controlar o tempo não é o seu forte, faça algumas provas em casa utilizando um cronômetro.
Atenção
Um candidato preparado e atento não cai nas famosas pegadinhas. Tenha atenção ao que é perguntado e duvide sempre das questões que utilizam expressões como sempre, nunca, jamais, completamente, incondicional, ninguém, todos, etc.
Sublinhe as palavras importantes e elimine as alternativas que você tem certeza de que estão incorretas.
Descanso
Faça alguns intervalos, vá ao banheiro e descanse um pouco. Respirar por alguns minutos pode ajudar a organizar o pensamento.
Concorrência
Não pense na concorrência. A grande quantidade de candidatos às vezes assusta, mas é preciso lembrar que vários fatores interferem no momento da prova: nervosismo, ansiedade, falta de concentração, entre outros. Além disso, cabe frisar que poucos são os inscritos que realmente se dedicam aos estudos e que têm chances reais de conseguirem sucesso na prova.
Chegue cedo
Separe bastante tempo para se arrumar e chegar ao local da prova. Lembre-se que você pode enfrentar trânsito e ter dificuldade para localizar a sala. Um dia antes, procure conhecer o trajeto, principalmente se fizer prova em uma cidade ou estado diferente do seu. Lembre de separar tudo o que vai precisar levar: documento com foto, cartão de inscrição, canetas pretas, água e um lanchinho. Se tiver a opção de escolher um local para sentar na sala, procure uma cadeira confortável e longe do ar-condicionado (se você costuma sentir frio) ou perto da janela (se gostar de um local mais arejado).