A decisão de abrir mão de horas de lazer e sono para obter a aprovação em um concurso público realmente não é fácil. Porém, mesmo depois de disposto e encorajado, o candidato geralmente se vê perdido diante da quantidade de informações e conteúdo a ser estudado.
Afinal, por onde é indicado começar? O que deve ser priorizado nos estudos? Como conseguir disciplina mesmo antes de o edital ser publicado? Fazer um cursinho preparatório é a melhor saída? São muitos os questionamentos e faltam as respostas quando o tempo passa e o aluno precisa de disciplina para começar a organizar os pensamentos.
Antes de qualquer coisa é preciso que o candidato tenha em mente um dos mantras dos concurseiros: é preciso estudar até passar e não para passar. É necessário ter muito esforço e dedicação e esquecer o imediatismo.
Segundo a diretora pedagógica do Centro de Evolução Profissional (CEP), Ivone Goldner, o grau de disciplina é o que realmente determina o sucesso ou o fracasso de um estudante. Apesar disso, um bom curso preparatório normalmente proporciona mais possibilidades do que o candidato dispõe em casa É o ambiente ideal, pois, além de obter uma boa preparação, manterá contato com outros concurseiros que possuem as mesmas aspirações. Além disso, o aluno terá acesso a informações, dicas, novidades, sem precisar perder horas na internet, destacou.
Vale frisar que o candidato que se antecipa ao edital já tem mais chances do que os outros porque consegue estudar os conteúdos básicos e só depois da publicação parte para os mais específicos. Então, todo bom concurseiro já deve estar estudando, independente de existirem editais publicados.
A dica é intensificar os estudos nos conteúdos que caem em praticamente todos os concursos, como Português e Informática. Se o candidato, ao sair o edital, não precisar mais estudar Português, estará, seguramente, pelo menos 30% à frente dos concorrentes, esclareceu ainda a diretora.
O professor Quirino acrescentou que os candidatos devem encarar a disciplina de Atualidades como algo do dia a dia. Não basta olhar um flash de notícias, mas aprofundar no assunto, saber a raiz do acontecimento. Entre o que está mais cotado para as provas do próximo trimestre ainda estão os reflexos da crise grega na Europa e mundo, o medo do possível calote norte-americano, o avanço econômico chinês, as novas medidas econômicas de Cuba, a criação do Estado Palestino, os conflitos no Oriente Médio, os gargalos de infraestrutura do Brasil, a falta de logística em nosso país, e porque não a Copa do Mundo 2014 e os possíveis problemas no Brasil? Enfim, acompanhar um bom jornal diário ou uma revista por semana não é o suficiente, mas ajudará os candidatos a terem uma noção de assuntos relevantes em provas de concurso, explicou.
Na teoria, largar tudo para estudar pode parecer simples, mas, na prática, tudo é diferente. Muitos candidatos precisam conciliar a rotina de estudos com o trabalho, a família e o lazer. Mesmo que o candidato separe uma hora, vale a pena. No entanto, esse tempo precisa ser bem aproveitado e planejado. Não se preocupe com a quantidade e sim com a qualidade do que estudou, frisou o professor Quirino, do Curso preparatório França Júnior.
Já está comprovado que para ter sucesso em um concurso de nível elevado, são necessárias, em média, três mil horas de estudo, o que significa mais ou menos seis horas por dia, durante um ano e meio. Há quem consiga, mesmo trabalhando oito horas por dia, estudar até mais de seis horas diárias. Não é impossível. Mas, se a pessoa conseguir estudar pelo menos cinco horas diariamente, já estará muito bom, completou Ivone Goldner.
Com provas esperadas para o final deste ano e início do ano que vem, os concursos do INSS e Polícia Federal estão entre os mais esperados pelos concurseiros. Além da necessidade de estudar o quanto antes, vale destacar que eles serão disputadíssimos. Por isso, cabe intensificar os estudos em matérias específicas ainda não estudadas. Quem ainda não está estudando, pode começar imediatamente, pois há tempo hábil para se tornar competitivo e ter reais chances de obter êxito nas provas. No caso do INSS, a matéria específica mais importante é o Direito Previdenciário. No caso da Polícia Federal o que faz muita diferença é o Direito Penal, completou a diretora pedagógica do CEP.
Anote as dicas da diretora pedagógica do CEP:
1) Invista no estudo da língua portuguesa;
2) Para o concurso do INSS, comece a estudar imediatamente a legislação previdenciária;
3) Para o concurso da Polícia Federal invista muito no Direito Penal e na Legislação Penal Especial;
4) Abandonar o emprego para se dedicar aos estudos é uma decisão que precisa ser tomada com muita cautela. Analise os prós e os contras. Nem sempre a atitude é necessária, e, muitas vezes, acaba contribuindo para a desestruturação do candidato, causando efeito contrário, diminuindo a competitividade;
5) Separe pelo menos cinco horas diárias para estudo;
6) Para conseguir aprovação, não basta apenas investimento material, como cursos preparatórios, por exemplo. Também é importante investimento pessoal renunciando a algumas horas de sono, de lazer e de convívio familiar;
7) Fixe um prazo para alcançar seu objetivo (a aprovação);
8) Mantenha a saúde física e psicológica arrume tempo para atividades físicas e mantenha um bom relacionamento familiar;
9) Faça um projeto de vida coloque num papel todas suas atividades diárias, retire aquelas que não são prioridades ou que, embora importantes, possa abrir mão e encaixe ali suas horas de estudo ( se não conseguir horas para estudar é porque isso não é sua prioridade);
10) Leia sempre, pois aumenta a chance nas provas de português, de redação e discursiva. O hábito de leitura de jornais e revistas é determinante para o bom desempenho em provas que exigem a disciplina Atualidades.
PARABÉNS, MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA.
SERIA LEGAL SE FIZERSEM UMA PESQUISA DOS INDICES DE APROVAÇÃO DOS CURSOS PREPARATORIOS E DIVULGACEM AQUI NO BLOG.
BRIGADO.
Gostei muito das dicas!
Parabéns pela matéria!
Um Bom fim de semana
Exelente matéria dicas muito boa para concursos!!!!
:~) Gostei!!
Parabéns, pela excelente matéria. Essas dicas valem ouro, e, quem, realmente, segui-las à risca, certamente, conseguirá lograr exito em seus objetivos. As palavras-chave são: Disciplina e planejamento. Lembrem-se, a ESTRATÉGIA, na guerra, vence batalhas e poupa vidas. Portanto, seja um bom estrategista, também, na vida profissional, uma boa administração, mesmo com poucos recursos, mudam qualquer destino que pareça perdido. BONS ESTUDOS, gente, e sucesso!!!! Determinação sempre!!!!