Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19) a autorização para a realização do concurso público do INSS. Devem ser abertas 1.875 vagas, sendo 375 para o cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 para Técnico do Seguro Social da Carreira do Seguro Social.
O presidente do instituto terá três meses para publicar o edital de abertura do concurso. A expectativa é que a seleção aconteça ainda neste ano para que os novos servidores tomem posse a partir do primeiro trimestre de 2012.
Entre as vagas abertas, algumas serão destinadas para o trabalho em novas agências e outras para a substituição de servidores que serão remanejados com as novas instalações.
Os detalhes do concurso serão divulgados no edital, mas a vaga para o cargo de técnico deve exigir apenas o nível médio completo. Com as possíveis gratificações de desempenho, a remuneração para esse cargo deve chegar a R$ 3,2 mil. Para o cargo de perito médico será exigida a graduação e inscrição no Conselho Regional de Medicina. A remuneração com os acréscimos de gratificação de desempenho pode fazer esse valor ultrapassar a marca de R$ 8,8 mil.