O edital do concurso público do INSS deve ser publicado nos últimos dias do ano. Foi isso o que afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, durante o programa Bom Dia Ministro, exibido nesta quinta-feira (27).
Segundo ele, os interessados podem ficar de prontidão no dia 23 de dezembro. O concurso já foi autorizado pelo Ministério do Planejamento no último dia 19. Uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União, prevendo 375 vagas de perito médico previdenciário, que exige nível superior em medicina, e 1.500 para técnico do seguro social, que exige nível médio.
O ministro acrescentou que as contratações devem acontecer em março ou abril.
Entre as vagas abertas, algumas serão destinadas para o trabalho em novas agências e outras para a substituição de servidores que serão remanejados com as novas instalações.
Os detalhes do concurso serão divulgados no edital, mas a vaga para o cargo de técnico deve exigir apenas o nível médio completo. Com as possíveis gratificações de desempenho, a remuneração para esse cargo deve chegar a R$ 3,2 mil. Para o cargo de perito médico será exigida a graduação e inscrição no Conselho Regional de Medicina. A remuneração com os acréscimos de gratificação de desempenho pode fazer esse valor ultrapassar a marca de R$ 8,8 mil.