Saiba por que você deve se antecipar ao edital do TRE-ES

Estudar com afinco antes do edital ser divulgado pode ser considerado um trunfo na manga para os que sonham em fazer parte do quadro de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Mas há um impedimento para muitos concurseiros: tempo para estudar e se dedicar totalmente à preparação. Para que esse estudo prévio seja, de fato, bem aproveitado, a coach de estudos, comportamento e produtividade Lu Forte dá seis dicas de como aproveitar os estudos. Segundo a coach, estudar antes do edital faz com que a preparação seja ainda mais árdua. “Fica mais desafiador, uma vez que se trata de uma recompensa de médio a longo prazo”, conta.

Nova série: o que você, concurseiro, pode aprender com Flávio Canto

Garantir a nomeação no cargo dos sonhos do TRE-ES não será fácil. Os concurseiros estão mais qualificados, as bancas estão mais exigentes e os editais cada vez mais extensos. A especialista aconselha que o candidato tenha um diferencial e, além disso, equilíbrio. “Acabou a época em que comprávamos uma apostila na banca e conseguíamos aprovação, assim como já foi a época em que era possível estudar após o lançamento do edital.”

Dicas da especialista

  1. Antes de começar a estudar: reflita sobre a área que realmente quer seguir; escolha uma que esteja alinhada com os seus valores e que ofereça mais que estabilidade, mas realização pessoal. Inspiração vem dos outros, mas motivação vem de dentro. Por isso, você só vai conseguir renová-la diariamente se existir uma emoção por trás do seu objetivo.

  1. Dedique um momento para identificar os tomadores de tempo. Quanto esforço é dedicado em atividades que não estão alinhadas com o objetivo? Uma vez por semana pegue uma folha de papel e liste as tarefas em quatro segmentos, sendo eles: urgentes e importantes; não urgentes e importantes; urgentes e não importantes; não urgentes e não importantes. Após preencher, identifique os ladrões de tempo e reorganize a sua agenda diária, considerando as alterações necessárias.

  1. Elabore um plano de estudos mensal, com metas diárias semanais, e comemore ao atingi-las. O cérebro precisa de recompensas imediatas para que ajude a manter a constância nos estudos. Se ele enxergar a recompensa muito longe (a aprovação) vai ser muito mais difícil manter a regularidade e estudar antes do edital sair.

  1. Participe de grupos de estudantes com o mesmo objetivo. Foi comprovado cientificamente que o ser humano se compromete mais com um objetivo quando se identifica com pessoas iguais a ele que estão em busca do mesmo ideal. Participe com moderação para não ficar dependente de maneira que comprometa as suas tarefas diárias.

  1. Invista em materiais e em cursos com sabedoria. Determine um único material para cada disciplina e escolha uma segunda opção para cada. A use quando o material oficial não for suficiente para você entender e reter o aprendizado. Ter um monte de material e de cursos só dificulta o estudo e atrapalha ainda mais o planejamento, visto que se perde muito tempo escolhendo um material a cada momento de estudo.

  1. Estude sem se comparar aos outros. Respeite a sua rotina, estudando quanto é possível dentro da sua realidade. Não tente cumprir planejamentos de terceiros. Meça seus resultados a todo instante (taxas de acerto por disciplina e porcentagem relacionada à quantidade de assuntos estudados por disciplina) para que seu cérebro possa visualizar a sua evolução, evitando que você tenha a sensação de estar perdido e de que está nadando contra a maré.

A coach Lu Forte encerra lembrando que o concurseiro não deve ter medo de se testar, afinal, os erros garantirão a evolução para outro nível. “Permita sentir a dor de errar muitas questões durante seu processo de estudo para que você não descubra somente na prova quais eram as suas dificuldades. Não desista.”

Estudo-antecipado-ao-edital

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *