Concurseiros de todo o Brasil foram bombardeados na última semana com detalhes dos pedidos de concursos do Poder Executivo enviados ao Ministério do Planejamento. Apesar dos recorrentes anúncios de restrições na realização de concurso público, devido aos cortes no orçamento federal, mais de 30 solicitações foram protocoladas na pasta. Alguns pedidos já estavam protocolados e tramitando no Planejamento, como Banco Central, PRF, Ministério do Trabalho, AGU e Ministério da Fazenda. Os detalhes sobre os cargos solicitados, e sobre os quantitativos de vagas, estão sendo apurados e atualizados na Folha Dirigida Online. Entre os novos pedidos está o Ministério da Fazenda, que ainda não informou o detalhamento das vagas, que podem incluir Receita Federal, CVM e Tesouro Nacional. A grande expectativa dessa confirmação é se a área fiscal foi ou não incluída no pedido ao MPOG. Resta aguardar e continuar os estudos para sair na frente.
Banco Central revela detalhes do pedido de novo concurso
O pedido de autorização de concurso enviado pelo Banco Central ao Ministério do Planejamento é para 990 vagas, segundo a Assessoria de Imprensa da autarquia. Como era esperado, a solicitação foi feita nos três cargos da estrutura do banco: técnico, analista e procurador.
Para técnico, cargo que atualmente exige ensino médio completo, foram pedidas 150 vagas. O cargo, entretanto, teve a alteração de escolaridade para nível superior aprovada no Congresso Nacional, que aguarda sanção presidencial. Mas já existe pedido de veto à medida.
No caso de analista, a solicitação foi para 800 vagas, e para procurador, o pedido foi de 40. A intenção do banco é preencher as vagas em 2019 e 2020.
Em Vitória, Conselho inscreve para diversos cargos
O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia recebe inscrições, até o dia 10 de julho, em seu concurso para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Esse concurso tem edital unificado, para conselhos de todo o país, com vagas também em Vitória. Os vencimentos chegam a R$3.600 reais, e as inscrições podem ser feitas no site do Instituto Quadrix.
A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo vai abrir processo seletivo pra contratação temporária no cargo de especialista em desenvolvimento humano e social.
São duas vagas, sendo uma para profissional com formação em Serviço Social e uma vaga para quem tem formação em Pedagogia. As inscrições nesse processo podem ser realizadas até esta quarta, 14 de junho, no site do Governo do Estado.
Também até quarta-feira, a Prefeitura de Itarana, a 120km de Vitória, inscreve no processo seletivo pra contratação temporária na área da Saúde. As oportunidades são de níveis médio e superior, para contratação pelo período de um ano, prazo que pode ser prorrogado por igual período até o limite de quatro anos. Quem quiser se inscrever, gratuitamente, deve comparecer na Unidade Saúde da Família Doutor Gilmar José Bridi.