Que fatores atrapalham seus estudos para concursos públicos? Pensou neles? Para ajudar com esses problemas, e não deixá-los atrapalhar sua rotina de preparação para concursos, o advogado e diretor acadêmico do site Qconcursos, Fernando Bentes, deu dicas para trabalhar a concentração e tornar o estudo mais produtivo.
Para o especialista, antes de começar a estudar é importante saber qual é o seu objetivo, como passar em concursos públicos ou ser aprovado no vestibular. Quando o objetivo está bem definido é mais fácil se concentrar e estabelecer as metas para alcançá-lo.
Muitas vezes os concurseiros são desestimulados por acreditarem que os estudos são chatos. No entanto, Fernando Bentes argumenta que existem mecanismos para deixar esse momento mais lúdico e divertido. Assista ao vídeo com as dicas do especialista.
“O estudo não precisa ser uma chateação! Podemos, por exemplo, intercalar teoria com resoluções de questões. Primeiro, você lê um livro ou assiste a uma videoaula e depois aplica os conceitos nas resoluções de questões”, orienta.
Exercício da leitura é uma das técnicas
Uma técnica importante para atingir a concentração é o exercício da leitura. O especialista defende que ao ler, você está focado em apenas uma função. Para adquirir o hábito, Bentes explica que é possível aproveitar a concentração ao ler livros de gosto pessoal e aplicar nos estudos para concursos públicos. Não deixe sua rotina de estudar cair na rotina. Saiba o que fazer!
Revisão no pré-prova de concurso
A maioria dos professores orienta a não estudar na véspera da prova. Contudo, Fernando Bentes acredita que revisar os conteúdos e ler um resumo pode ajudar na concentração. Para ele, os candidatos devem estudar uma, duas ou três horas no dia que antecede os exames.
“É um treinamento para reproduzir no momento da prova. Aquela mesma concentração que teve no dia anterior para estudar, você vai lembrar e aplicar no momento da prova.”
Mas atenção, o especialista orienta a só revisar e não estudar nada novo, já que isso pode desestabilizar os concurseiros. “Porque se você pegar algo que não sabe e começar a errar as questões, vai começar a ficar nervoso”, defende.
Momento da prova deve ser de silêncio
Bentes acredita que durante a prova é preciso de silêncio para se concentrar e se desligar do mundo exterior. Por isso, não recomenda que os candidatos levem comida, biscoitos e frutas que possam atrapalhar a concentração durante a prova.
“Se estiver muito nervoso, vá ao banheiro, beba uma água e volte para sala. Nada de ficar comendo, o barulho da comida pode atrapalhar sua concentração. E prova exige silêncio!”, conclui Fernando Bentes.