Você é líder ou chefe?
As palavras chefe e líder, tão usadas no meio corporativo, parecem sinônimas, mas na prática de muitas empresas não o são. Isso porque nem todo chefe é um líder e muitos líderes natos nem sequer têm cargo de chefia. Partindo desse entendimento, você é mais líder ou mais chefe?
De acordo com a analista do Sebrae/ES Rosilane Gripa, algumas características básicas diferenciam chefes de líderes. Chefes impõem decisões sem ouvir e considerar os subordinados. Líderes compartilham visões, escutam opiniões e as levam em consideração para a tomada de decisão. Chefes comunicam-se de forma autoritária, enquanto os líderes usam a arte de se expressar e relacionar para engajar os liderados em missões e despertar neles a vontade de executar suas atividades com eficácia.
Além disso, chefes centralizam atividades e mantêm o controle de tudo sob as suas mãos. Já os líderes deixam claro o direcionamento estratégico, delegam tarefas e permitem que a equipe atue com segurança, monitorando-a sem interferências desrespeitosas. Chefes somente enxergam as suas próprias necessidades, desejos e contextos. Líderes são empáticos e conseguem captar o humor, a satisfação, as motivações, e as forças e fraquezas dos seus empregados.
Vale lembrar ainda que chefes acreditam que seus cargos são vitalícios independentemente de seus resultados. Por outro lado, os líderes veem-se com humildade e buscam desenvolver novas competências que tornem a própria atuação um diferencial competitivo para a organização. Chefes mantêm os times que estão ganhando estáticos por medo de propor melhorias e errar. Líderes identificam potencialidades e ajustam estrategicamente as equipes para buscar resultados ainda melhores, sem medo de precisar admitir erros.
Chefes, diante de vitórias, colhem os louros para si, enquanto os líderes compartilham os méritos e buscam celebrar as conquistas, entendendo esses momentos como motivadores para recarregar energias para novos e maiores desafios. Por fim, chefes tratam os colaboradores como máquinas, e líderes, como seres humanos.
Se a sua empresa possui mais chefes do que líderes, Rosilane lembra que liderança é uma competência técnica e comportamental que pode ser desenvolvida com treinamentos, sendo o Sebrae/ES um ponto de apoio nesse sentido. “É possível aprender a ajudar mais no efetivo trabalho, aproveitar os pontos fortes de cada liderado, promover emoções positivas, estimular a criatividade e inovação, elevar o nível de motivação, gerar equilíbrio, trazer significado e propósito no trabalho. Isso faz toda a diferença numa empresa que quer se manter competitiva, produtiva, com clientes satisfeitos e metas alcançadas”, orienta.
O Sebrae/ES possui capacitações com conteúdos que abordam os temas liderança, comportamento e planejamento, como o Empretec, o Líder Coach, e o Planejamento Estratégico Avançado. Todos podem ser conhecidos em www.es.sebrae.com.br. Capacitações on-line gratuitas, por exemplo, em “Gestão de equipes como diferencial competitivo” e “Como desenvolver times de alta performance” também estão disponíveis em www.ead.sebrae.com.br.