O ano novo se aproxima e traz novas oportunidades de trabalho. O período já é conhecido por ser positivo em contratações, já que muitas empresas escolhem os primeiros meses para dar início a novos projetos. Para Leonardo Casartelli, diretor de marketing do Empregos.com.br, um dos maiores portais de vagas do Brasil, o cenário é propício para quem deseja iniciar o ano com uma oportunidade.
“Janeiro é tradicionalmente um mês que se abrem muitos processos seletivos, principalmente em grandes empresas. Esperamos que 2022 seja ainda mais positivo. A tendência é que após esses quase dois anos de retenção, as empresas voltem a contratar para reestruturar seu quadro de colaboradores e haja a abertura de novos empreendimentos. Para aproveitar o aquecimento do mercado é preciso começar a se preparar desde já”, avalia.
Diante das oportunidades, o especialista listou 7 dicas para ajudar quem busca sua primeira oportunidade, se recolocar no mercado ou até mesmo mudar de emprego no próximo ano. Confira!
Defina seus objetivos
Antes de tudo, para começar o ano com emprego novo, é preciso entender qual é o seu momento atual e qual cargo você almeja. No curto prazo, o que deseja agora, mas também para a progressão de carreira: aonde eu quero chegar? A partir disso, mapear quais cargos podem ser interessantes para você, quais empresas tem uma aderência maior com o seu perfil e quais vantagens competitivas você tem perante os outros candidatos. “Isso ajuda no planejamento e é muito importante ser dito durante as entrevistas. Hoje os recrutadores buscam pessoas que não fiquem estagnadas e estejam sempre buscando crescimento. Então é importante deixar claro qual é seu objetivo, onde você quer estar e o que vai fazer para chegar lá”, diz o especialista.
Fique de olho no mercado
Em qualquer crise existem setores que se destacam e continuam crescendo. Neste momento, por exemplo, empresas de varejo tradicional, varejo offline e produção industrial estão com uma alta demanda por profissionais. Essa também é uma época em que grandes companhias abrem vagas e processos seletivos, muitas vezes são aqueles programas com ofertas em todos os níveis hierárquicos, desde níveis operacionais, estágio e trainee, até cargos de coordenação, gerência e executivo. Fique de olho em quais são esses segmentos e invista neles na hora de buscar sua vaga.
Atualize seu currículo
Após definir o cargo e as empresas de seu interesse, atualize o seu currículo. Inclua toda informação relevante sobre suas últimas experiências e os cursos que fez durante a pandemia. Esse documento é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso é necessário investir um tempo na sua atualização para que todos os dados estejam corretamente preenchidos. Para aqueles que não possuem experiência, inclua o seu histórico escolar e aposte nas suas competências. Já para quem atua em áreas ligadas à produtividade e criatividade, a dica é criar um portfólio, uma compilação de materiais desenvolvidos pelo profissional, que demonstra suas habilidades, qualificações e experiências. “É uma forma de valorizar projetos que demonstram o seu potencial e driblar as dificuldades que o mercado impõe para quem está tentando entrar agora”, explica Leonardo.
Utilize a tecnologia a seu favor
A internet já pode ser considerada como o canal mais efetivo para buscar uma oportunidade de trabalho. Vale a pena ficar atento às plataformas desenvolvidas especialmente para conectar empresas e candidatos. Por meio delas, é possível realizar a candidatura de maneira rápida a centenas de vagas, receber notificações de novas oportunidades abertas e acompanhar o seu currículo nos processos seletivos. Além disso, muitos desses canais oferecem cursos online que podem enriquecer o seu currículo e chamar a atenção dos recrutadores.
Atenção aos requisitos
Na hora de buscar vagas, concentre-se naquelas que você de fato pode ocupar por atender aos requisitos do cargo e da empresa. Quando você se inscreve para ofertas que correspondem às suas demandas, a sua jornada rumo a um novo emprego se torna muito assertiva. Vale lembrar que os profissionais devem estar preparados para as novas exigências do mercado, especialmente no que diz respeito a soft skills. “Recomendo que inicie a leitura da descrição da vaga pelos requisitos e, caso atenda pelo menos à maioria, prossiga para a descrição das atividades e responsabilidades. Se entender que consegue cumprir com as tarefas propostas, então prossiga com a candidatura”, orienta o executivo.
Cultive seu networking
A rede de contatos, também chamada de networking, pode ser considerada como um dos pilares da busca por um novo emprego. Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso. Isso faz com que as pessoas saibam que você está procurando emprego e lembrem do seu nome quando tiverem que indicar alguém para uma vaga. “Se for o caso, você pode pedir para alguém com quem já trabalhou diretamente fazer um depoimento em rede social ou colocar o contato dela como referência no currículo”, afirma.
Se prepare para as entrevistas
Por fim, tenha em mente que assim que o currículo é enviado, a entrevista pode acontecer a qualquer momento. Aproveite o tempo em que está buscando por uma oportunidade para pesquisar sobre as empresas que estão no seu radar de interesse. Entender o que elas estão buscando e se manter informado sobre a área de atuação, é uma vantagem competitiva. “Melhor do que atirar para todo lado, é entender qual cargo deseja e em qual empresa. Às vezes, o candidato encontra alguma novidade no mercado ou estuda sobre um assunto com antecedência e chega no processo seletivo melhor preparado em relação aos concorrentes”, finaliza.