Com certeza você já assistiu a uma das famosas dancinhas virais do TikTok. Mas o aplicativo para criação e compartilhamento de vídeos curtos também é utilizado por profissionais e empresas para a divulgação dos seus trabalhos. É cada vez mais comum encontrar na rede perfis profissionais de psicólogos, médicos, nutricionistas, dentistas e advogados.
O coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, José Edson Mora, ressalta como a rede social pode ser usada para auxiliar na carreira de um profissional. “O TikTok, assim como outras redes sociais, possui grande alcance, já que as pessoas ficam mais tempo olhando a tela de seus smartphones do que assistindo à televisão, por exemplo. Isso torna esses canais uma ótima forma de divulgação profissional”, pontua.
Segundo o especialista, outra vantagem encontrada é a segmentação e mensuração desse alcance. “Diferente de outros canais de comunicação, as redes sociais possibilitam uma análise do engajamento que cada conteúdo provoca. É uma opinião em tempo real sobre o que você está produzindo”, ressalta.
O TikTok é um dos aplicativos mais baixados no mundo, ultrapassando Facebook, WhatsApp e Instagram, conforme dados publicados pela rastreadora de mercado App Annie. Edson, defende que os profissionais devem usar as redes com atenção, buscando um discurso alinhado com a profissão e tomando alguns cuidados. “O profissional deve ter em mente que precisa alinhar o seu posicionamento com o direcionamento que pretende dar à sua carreira. Nesse sentido, roupas, imagens, posições políticas e religiosas que causem debates éticos devem ser pensadas de forma a não comprometer as possibilidades de consolidação profissional”, diz o especialista.
Desde julho, o TikTok testa nos Estados Unidos o TikTok Resumes, uma ferramenta de vagas de empregos, otimizando a plataforma para produção e envio dos vídeos currículos, diretamente para as empresas cadastradas na plataforma. José Edson diz que o vídeo currículo já é uma tendência nos processos seletivos. “O isolamento social intensificou esse processo. E o TikTok está experimentando novas formas e indo de encontro a demandas do mercado, que busca por uma forma mais descontraída para apresentação do profissional”.
Para aqueles que desejam ou precisam elaborar um vídeo currículo, o especialista elenca quais informações deve conter. “O mercado está cheio de profissionais em busca de uma oportunidade, portanto o seu vídeo deve destacar os seus diferenciais. Mas isso deve ser feito de uma forma leve, sem arrogância, e com segurança. É importante também estudar antes a empresa e o cargo pretendido, para não passar informações que sejam contrárias aos objetivos da companhia ou às funções do emprego”, explica.