A Vale abre nesta sexta-feira (2) as inscrições para os dois Programas de Recém-Graduados 2023 da empresa: o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia. São cerca de 120 vagas para os estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.
Com o objetivo de destacar e potencializar talentos, a Vale busca recém-formados que tenham desejo de aprender e espírito de colaboração para fazer parte de um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade, o respeito e a inclusão. As inscrições vão até 3 de outubro e podem ser feitas em www.vale.com/trainee.
O processo seletivo do Programa de Recém-Graduados 2023 acontece de setembro deste ano até fevereiro de 2023. A previsão de contratação é em maio de 2023. Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); auxílio mudança; plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável); vale alimentação; auxílio farmácia e seguro de vida em grupo.
A gerente global de Atração de Talentos da empresa, Mira Noronha, ressalta que os dois programas de recém-graduados oferecem aos candidatos a oportunidade de iniciar e desenvolver uma carreira de sucesso. “O intuito da Vale é permitir que os profissionais selecionados explorem, aprendam e expandam suas habilidades para ocuparem, no médio e no longo prazo, cargos estratégicos na empresa. Valorizamos a diversidade e buscamos candidatos alinhados ao processo de transformação cultural pela qual a Vale está passando”, afirma.
Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia
Uma das premissas do Programa Trainee Especialista é proporcionar e expandir o conhecimento técnico dos profissionais nas áreas de mineração e logística. Espera-se que os candidatos tenham visão sistêmica e mentalidade digital. No total, são cerca de 80 vagas para pessoas formadas em engenharia ou geologia, com graduação concluída entre dezembro de 2019 e março de 2023, e que tenham disponibilidade de mudança. O programa tem duração de 18 meses e algumas vagas podem exigir inglês intermediário. A trilha de aprendizado acontecerá por meio de um curso de formação específico para cada área (mina, ferrovia ou porto) e aplicação prática na rotina de trabalho.
Uma novidade nesta edição é a oportunidade de os trainees especialistas experimentarem posições de supervisão em um curto/médio prazo como uma chance de desenvolvimento e preparação para assumirem posições de liderança no futuro.
Global Trainee Program
Serão cerca de 40 vagas para o Global Trainee Program, que busca candidatos com visão ampla, sistêmica e estratégica do negócio, além de mentalidade digital. O programa terá duração de 18 meses e os profissionais podem ser formados em qualquer curso e ter finalizado a graduação entre julho de 2020 e março de 2023. Também é preciso ter conhecimento do idioma inglês avançado ou fluente e disponibilidade para mudanças e viagens. O programa de desenvolvimento será focado em negócios e gestão de projetos e contará também com job rotations, ou seja, oportunidade de atuar em diversas áreas dentro das operações da empresa no Brasil.
Diversidade
Valorizando a diversidade e buscando a pluralidade, a Vale realizará o processo seletivo de forma oculta até a última etapa. Isto significa que informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas para evitar a influência de vieses inconscientes na seleção.
A empresa busca atingir pelo menos 50% de contratação de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros, PcD e da comunidade LGBTQIA+. O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista, ampliando as chances de candidatos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma neste nível. Além disso, não há limite de idade para se candidatar. O processo seletivo é aberto para recém-graduados de todas as regiões do Brasil e não exige experiência profissional prévia.
Dentre os 113 trainees selecionados em 2022 no Brasil, 67% são mulheres e 71% se identificaram como pretos ou pardos no momento da inscrição. Também há pessoas com deficiência. Todos os profissionais já estão atuando nas áreas para as quais foram selecionados e, atualmente, estão na fase de mentoria com líderes e treinamentos de competências para início de carreira (early leadership skills).