As discussões acerca do quanto tecnologias de inteligência artificial (IA) irão impactar o mercado de trabalho aqueceram nos últimos meses com mais pessoas testando e aplicando em suas rotinas o uso de ferramentas como Chat GPT e Robotizia.
A OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, realizou uma pesquisa junto a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para identificar quais cargos serão mais impactados pelo avanço da IA.
Após analisar 1.016 posto de trabalho, a pesquisa apontou que tecnologias de IA podem reduzir em até 50% o tempo de conclusão de uma tarefa, sendo os mais expostos à automação cargos como matemáticos, contadores, escritores, web designers, jornalistas e secretários.
Rodrigo Gimenes, CTO da ReportFlex e criador da plataforma de IA Robotizia, ressalta que o fato de serem cargos mais expostos à automação não faz deles cargos em extinção.
“Os profissionais que souberem usar as funcionalidades certas e dominarem os prompts de comando poderão ser beneficiados pela IA, posto que tarefas que antes demandavam mais tempo de execução podem ser realizadas em poucos segundos com auxílio do robô. O papel do humano é fundamental no processo, já que a IA pode produzir erros que só um profissional é capaz de identificar”, explica.
Gimenes selecionou cinco orientações de comandos que, quando utilizados, geram economia de tempo de trabalho, otimizam o expediente e melhoram os índices de produtividade.
1. Brainstorm para projetos
Rodrigo Gimenes pontua a rapidez com que a IA mapeia assuntos de interesse em diversas áreas como uma funcionalidade que ajuda a ganhar um tempo precioso no brainstorm de projetos.
“A etapa de pesquisa para extrair ideias para uma pauta ou projeto demanda horas, até mesmo dias, da rotina do profissional. O robô, quando recebe comandos como ‘Faça uma lista com 10 ideias de nomes para um projeto voltado para saúde de pessoas com idade acima de 60 anos’, é capaz de realizar a geração de nomes em segundos, cabendo a tomada de decisão aos profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto”.
2. Extração de insights de relatórios ou textos
A velocidade com que os robôs analisam dados e identificam os pontos de destaque em um texto, até mesmo de um livro, resulta em ganho de produtividade para o profissional. “Ao dar comandos como ‘Faça uma lista dos pontos-chave do texto a seguir’ ou ‘Faça uma lista dos insights revelados a partir da análise dos dados a seguir’, o profissional tem acesso, em pouco tempo, às informações mais relevantes contidas nestes materiais sem precisar demandar horas de estudo e leitura”, orienta o criador da plataforma Robotizia.
3. Resumo simplificado de textos complexos
Além da extração de insights, a IA é capaz de reescrever textos complexos em versões mais simplificadas, de modo a melhorar o entendimento do leitor sobre o conteúdo, como explica Rodrigo Gimenes. “Há materiais, como artigos científicos, que são de difícil compreensão e exigem um maior tempo do profissional para interpretá-los da maneira correta, identificar insights e implementá-los no seu trabalho. O robô é capaz de reescrever textos complexos a partir de um comando simples, algo como ‘Reescreva o texto a seguir com linguagem simples para um iniciante’”.
4. Geração de textos assertivos com foco em marketing digital
Empreendedores, redatores e profissionais da área de marketing podem tirar grande proveito das tecnologias de IA. “Em poucos segundos o robô gera textos que trazem em si a melhor estratégia com foco na conversão em vendas. Os algoritmos são eficientes na redação otimizada voltada para postagens, anúncios e e-mails marketing. Basta inserir o comando ‘Faça um texto para uso no Instagram divulgando uma campanha de marketing de uma loja de calçados femininos, com clientes jovens, que oferece 10% de desconto na primeira compra’. Dar mais detalhes da campanha no comando ajuda na geração de textos ainda mais personalizados”, ensina Gimenes.
O CTO da ReportFlex complementa dizendo que o resultado pode ser aprimorado pelo profissional quando publicado com boas estratégias de tráfego e responsividade no engajamento com clientes que interagirem com os canais de divulgação da empresa.
5. Suporte na resolução de problemas
Imprevistos acontecem, e dependendo da complexidade podem levar horas até que uma solução eficiente seja encontrada. Rodrigo Gimenes recomenda o uso de tecnologias de IA, como ChatGPT e Robotizia, para auxiliarem no processo de busca por soluções. “O robô é capaz de não só encontrar a solução, como também de instruir o passo a passo mais indicado para a resolução do problema na prática. Basta inserir como comando, por exemplo: ‘Faça um passo a passo para resolver o problema de falha na fórmula de cálculo da média no Excel, com instruções claras de execução’. Em segundos a solução estará na tela e o profissional terá condições de resolver o problema e continuar trabalhando em sua tarefa”, conclui o especialista.