Sim, é possível usar o WhatsApp por meio de um servidor proxy, podendo manter o app operante mesmo em situações com a conexão bloqueada ou interrompida. Importante reforçar que o uso de um servidor proxy não altera o alto nível de privacidade e segurança oferecido pelo WhatsApp.
O que é um servidor proxy?
É um servidor intermediário que faz solicitações de rede em nome de outros dispositivos. Ele age entre os dispositivos que estão solicitando informações e os servidores de destino que fornecem essas informações.
Existem vários tipos de servidores proxy, como servidores proxy de cache, servidores proxy reverso e servidores proxy anônimos. Cada um desses tipos de servidores proxy é usado para atender a diferentes necessidades de rede.
Os servidores proxy são comumente usados para:
- Melhorar a velocidade de acesso à internet, armazenando em cache páginas da web e outros conteúdos para que eles possam ser recuperados rapidamente pelos usuários.
- Filtrar o conteúdo da internet, bloqueando o acesso a sites indesejados ou restritos.
- Proteger a privacidade dos usuários, ocultando o endereço IP dos dispositivos que fazem solicitações de rede.
- Acessar conteúdo que está bloqueado em determinadas regiões ou redes.
O que diz a Meta – empresa dona do WhatsApp
Segundo a empresa, a conexão via servidor proxy mantém o mesmo nível de privacidade e segurança na troca de mensagens, com a criptografia de ponta a ponta. A empresa garante que ninguém pode ler ou ouvir o conteúdo das suas conversas, nem mesmo os servidores proxy.
Para usar o WhatsApp por meio de um servidor proxy, você precisará configurar manualmente o seu dispositivo para usar o servidor proxy. Isso geralmente envolve alterar as configurações de rede do seu dispositivo e fornecer os detalhes do servidor proxy.
Acessar o WhatsApp em um país onde o aplicativo está bloqueado
Se o app estiver bloqueado em um país, é possível usar um servidor proxy para acessar o aplicativo. Isso funciona alterando o endereço IP do seu dispositivo, de modo que o WhatsApp acredita que você está acessando o aplicativo de outro lugar.
Usar o WhatsApp com mais privacidade
Alguns usuários podem optar por usar um servidor proxy para acessar o app com mais privacidade. Isso pode ajudar a proteger sua identidade e aumentar a segurança da sua conexão.
Como encontrar um servidor proxy
É possível procurar servidores proxy criados por fontes confiáveis em redes sociais ou em sites de pesquisa, como o Google. Pesquise por “proxies gratuitos” ou “lista de proxies”. Existem vários sites que oferecem listas de servidores proxy que podem ser usados.
Existem vários aplicativos disponíveis para download que fornecem acesso a uma variedade de servidores proxy.
Segundo o Whatsapp, o recurso já está disponível, no menu de configurações, para todos os usuários que estejam com o aplicativo atualizado, seja na versão iOS ou Android.
Conectar o WhatsApp a um servidor proxy no iPhone
- Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
- No WhatsApp, toque em Configurações.
- Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
- Toque em Usar servidor proxy.
- Insira o endereço do servidor proxy e, em seguida, toque em Salvar para se conectar ao WhatsApp.
- Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.
Caso você ainda não consiga enviar ou receber mensagens no WhatsApp depois de definir um servidor proxy, é possível que o servidor tenha sido bloqueado. Experimente usar o endereço de outro servidor proxy e tente novamente.
Conectar o WhatsApp a um servidor proxy no Android
- Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
- Na aba Conversas, toque em Mais opções > Configurações.
- Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
- Toque em Usar servidor proxy.
- Toque em Definir servidor proxy e insira o endereço do servidor.
- Toque em Salvar.
- Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.
Caso você ainda não consiga enviar ou receber mensagens no WhatsApp depois de definir um servidor proxy, é possível que o servidor tenha sido bloqueado. Toque e segure o endereço do servidor proxy bloqueado para apagá-lo. Em seguida, insira o endereço de outro servidor proxy e tente novamente.
Censura
O novo recurso vem sendo visto como uma alternativa à censura em alguns países com governos autoritários, onde o serviço de mensagens é bloqueado. Nesses países, os usuários precisam usar rede virtual privada (VPN) para navegar no app diante dos bloqueios.
Em 2022, o governo do Irã bloqueou o acesso no país ao app para limitar o acesso a informações por parte dos manifestantes que protestavam contra o assassinato de Mahsa Amini, uma jovem de apenas 22 anos, que foi morta no Irã por estar supostamente utilizando o hijab, vestimenta tradicional islâmica, de maneira inadequada.
Acreditamos que em 2023 estas interrupções de internet não ocorram, pois afetam os direitos humanos das pessoas e impedem que elas recebam ajuda. Caso essas interrupções continuem, esperamos que essa solução ajude pessoas em locais onde haja necessidade de comunicação segura e confiável.
Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.
Forte abraço!