Novas Regras do Pix: mais segurança e limites para transferências a partir hoje

A partir de hoje, 1º de novembro de 2024, entram em vigor novas regras para o Pix, implementadas pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. A nova medida aplica-se a celulares ou computadores ainda não reconhecidos pelo sistema bancário, ou seja, a aparelhos novos. Dispositivos já usados para realizar transferências via Pix não sofrerão alterações. Essa medida visa dificultar que fraudadores utilizem aparelhos desconhecidos para realizar transações indevidas.

As principais mudanças são:

  • Limite para novos dispositivos: transferências acima de R$ 200 só poderão ser realizadas a partir de dispositivos (como celulares ou computadores) previamente cadastrados pelo cliente na instituição financeira. Para dispositivos não cadastrados, o limite diário será de R$ 1.000.
  • Responsabilidades das instituições financeiras: os bancos e demais instituições participantes do Pix deverão implementar soluções de gerenciamento de risco capazes de identificar transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente. Além disso, devem fornecer aos clientes informações claras sobre cuidados para evitar fraudes e verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes possuem registros de fraude na base de dados do Banco Central.

Essas medidas foram discutidas com especialistas do setor financeiro e têm como objetivo tornar o Pix um meio de pagamento cada vez mais seguro para a população.

É importante reforçar que a regra se aplica apenas a aparelhos novos. Assim, para continuar realizando transações acima dos limites estabelecidos, é necessário cadastrar seus novos dispositivos junto à instituição financeira. Recomenda-se entrar em contato com o banco para obter orientações sobre o processo de cadastro e garantir a continuidade das operações sem restrições.

A tecnologia pode ser uma valiosa aliada para todos nós, desde que seja utilizada de maneira equilibrada e segura, garantindo que todos nós tenhamos acesso seguro e informações confiáveis.

Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

  @jackson.galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *