Essa modalidade é o reflexo de uma era marcada pela interatividade e pela rapidez da informação.
Primeiro era vertigem em 2020, seriam algumas semanas de quarentena trabalhando de casa e depois todos voltaríamos aos escritórios normalmente. Mas não rolou como a maioria pensava. É ou não é verdade?!?!
Não adiantava fechar os olhos, era real! Não deixar o corpo ir, tivemos que diminuir o ritmo. Sim! Porque estávamos em meio a uma adaptação de um cenário incerto. Sejamos sinceros, até hoje estamos nos adaptando a tudo isso.
Novamente estamos diante de medidas de distanciamento social, talvez com procedimentos mais severos que o ano passado. Então, vamos de home office novamente. Vamos diminuir o ritmo!
O aumento dos números de casos em vários estados brasileiros é lastimável! Com isso, existe uma chance muito grande de que as empresas que não retornaram ao escritório permaneçam com o trabalho remoto e mesmo as que retornaram poderão dar um passo atrás e retornar ao home office. Inevitável!
O trabalho 100% presencial não voltará tão cedo!
Vamos nos atentar a dois fatores: preservar a saúde dos colaboradores e tentar manter a produtividade em dia. Algo que o home office já provou que consegue fazer com sucesso. Mas claro, é preciso seguir com medidas que ajudem os times a terem planejamento e principalmente, organização.
Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) aponta que 22,7% das profissões no Brasil podem adotar o home office, alcançando mais de 20,8 milhões de profissionais.
Não retornaremos 100% às empresas tão cedo, isso é um fato! Algumas companhias famosas como Google e Facebook já anunciaram que o home office vai até o final deste ano. E cá entre nós, creio que muitas empresas adotarão de forma perpétua esse modelo.
Para alguns profissionais de recursos humanos a mudança em 2020 foi repentina, mas acelerou um movimento que já seria realidade. O home office contribui para uma melhor qualidade de vida dos funcionários, benefícios como a redução de tempo e gastos com o deslocamento, horários mais flexíveis, possibilidade de passar mais tempo com a família e seguir hábitos alimentares mais saudáveis. Permite que os profissionais tenham residência onde quiserem, de acordo com o estilo de vida que procuram.
Esse modelo de trabalho pode ser vantajoso para os profissionais, pois amplia as oportunidades de carreira sem comprometer o desempenho. Já para as empresas, é uma grande vantagem ter a possibilidade de atrair talentos do mundo todo. Muitas funções já não são necessárias a presença física do colaborador. Permite que os profissionais tenham residência onde quiserem, de acordo com o estilo de vida que procuram. Isso é muito interessante!
Alguns prós e contras do trabalho home office.
VANTAGENS
- Economia: com transporte e alimentação.
- Autonomia: gerenciar os seus horários.
- Liberdade: trabalhar “como quiser” desde que entregue os resultados.
- Proximidade: economia tempo no trânsito casa x escritório.
DESVANTAGENS
- Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, familiares, entre outras coisas que podem atrapalhar a concentração e produtividade.
- Interatividade: existem profissionais que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros.
- Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso.
O RADAR preparou algumas dicas para você trabalhar home office.
- Ambiente adequado: procure cômodos da sua casa que sejam aptos para você exercer a sua atividade. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável.
- Sem distrações: após definir onde será o seu local de trabalho, garanta que ele seja livre de distrações. Tenha um espaço que você possa focar nas suas tarefas sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação.
- Local silencioso: é muito difícil manter a produtividade e a concentração se o seu ambiente de trabalho não for propício para você manter o foco.
- Iluminação do ambiente: é imprescindível ter uma iluminação coerente com as atividades que você precisa executar.
- Conexão de internet estável: tenha um plano de internet consideravelmente rápida e estável. A internet é o motor que move várias profissões atualmente, ela é um dos fatores que permitem a difusão do Home Office.
- Planejamento: seu dia de trabalho em casa pode ser altamente produtivo e render muito mais se você fizer um planejamento de suas tarefas diárias.
- Rotina de horários e organização: estipule uma rotina de horários e mantenha os papéis e documentos guardados em ordem. A organização entre o que é horário de trabalho, intervalo, e de documentos e planilhas evita problemas e melhora o seu rendimento.
- Intervalos periódicos: é recomendado fazer intervalos regulares durante o seu trabalho de casa. O ideal é que, a cada 1 ou 2 horas de dedicação, você faça uma pausa de 5 a 15 minutos.
Essa modalidade é o reflexo de uma era marcada pela interatividade e pela rapidez da informação. Com as facilidades proporcionadas pelas ferramentas web, a ideia de que o trabalho pode ser realizado em um só lugar cai por terra.
Está pronto para começar a trabalhar remoto agora mesmo? Bom, é isso aí, mantenha seu RADAR sempre ligado. Qualquer dúvida ou esclarecimento deixe seu comentário, será uma satisfação poder ajudar você. Forte abraço!