Posso estar falando grego para muitos dos gestores públicos, mas quem sabe não consigo atingir uma alma interessada.
Sabemos que às vezes você foi convidado para exercer a função de gestor público e nem te perguntaram qual era o seu currículo e sua formação e qualificação. O vínculo partidário falou mais alto.
Mas agora que você está aí, sugiro que você busque conhecimento sobre modelo de gestão para poder fazer bem feito. Afinal o seu CPF é muito importante e vai ficar marcado pela forma como você conduziu o período de sua gestão.
Um aparte. É bom lembrar que na área pública o gestor é passageiro, é efêmero, é temporário, não é vitalício. Daí o seu CPF estar em jogo.
Voltando ao modelo de gestão, é preciso criar um comitê de gestão em sua organização. Busque convidar funcionários de vários perfis, funções e áreas diferentes, pois é importante discernir, criar e disseminar as ações dentro da organização. Escolha pessoas de bem com a vida, que você terá mais sucesso.
Depois de formalizado o comitê, discuta o início do planejamento estratégico envolvendo o maior número de funcionários possível, não se esqueça de dar retorno a eles também.
Estabeleça os projetos, as metas, os referenciais comparativos e foque nos 8 critérios da Qualidade.
Na Liderança, estabelecendo os princípios e valores da organização e preocupando-se com a análise de desempenho.
Na formulação e implementação das Estratégias e Planos.
Nos Clientes, conhecendo as necessidades, desejos e o nível de satisfação, com foco na imagem, no conhecimento e no relacionamento.
Na Sociedade, desenvolvendo ações de responsabilidade social e ambiental.
No tratamento dos sistemas de informação, tecnologia e os ativos intangíveis nas Informações e Conhecimento da organização.
Nas Pessoas, focando no sistema de trabalho de sua equipe, na capacitação e desenvolvimento e na qualidade de vida deles.
Nos Processos, desenvolvendo requisitos de desempenho, no controle, nas melhorias e inovações dos processos.
Nos Resultados, buscando séries históricas, referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos das partes interessadas, para verificar o atendimento para todos os critérios listados acima.
Se você gestor público conduzir seu modelo de gestão baseado nos 8 critérios citados, buscando a melhoria contínua em todos os processo gerenciais, com certeza sua organização irá prestar melhores serviços à população.
E você com seu CPF deixarão boas saudades quando se desligar da área pública.
Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz
e, de longe, provavelmente o artigo mais completo, por isso que nos continuaremos a ler o seu site. Ele nos salestarei indo um feriado inteiro na biblioteca da minha cidade. Agradececo muito por explicar isto tao brilhantemente.