Tudo aquilo que o telejornalismo mostra, diariamente, na veiculação de seus programas, parte de questões de extrema relevância e reflexão para os profissionais que estão envolvidos na produção das matérias e reportagens: o que o público considera realmente importante e o que evidentemente as pessoas querem e necessitam saber, todos os dias.
O público consumidor de informação e televisão está cada vez mais exigente. E quer mesmo participar de uma forma mais ativa da produção do conteúdo jornalístico. Com o crescimento das novas mídias e a popularização das redes sociais, fatos e imagens ganham repercussão instantânea, independentemente de qualquer preocupação com a apuração de suas origens e veracidade.
Vídeos são postados com facilidade e ganham massificação imediata, pelas mais diversas razões. As modernas produções de programas de TV exibem o seu conteúdo e dão, assim, uma nova dimensão à análise e ao acompanhamento das notícias.
Chefes de reportagem, pauteiros, redatores e repórteres têm que estar cada vez mais antenados e sintonizados, para que possam editar o conteúdo informativo de cada jornada, com rapidez, responsabilidade e eficiência, sem perderem os principais compromissos do jornalismo verdade, que são a credibilidade e a legitimidade daquilo que está sendo mostrado.
Com todo esse avanço tecnológico e o surgimento de tantos novos sistemas facilitadores de acesso e criação de conteúdo, através da internet, os próprios princípios éticos que envolvem os profissionais passam por constantes transformações, em busca de estabelecer novamente os deveres sociais que diferenciam o jornalista dos demais produtores, que agora também exercem funções que outrora eram reservadas apenas aos profissionais da área.
As novas tecnologias digitais, além de criarem novos problemas no campo comunicacional, modernizaram aspectos dentro de discussões sobre problemas antigos. Questões como o tratamento de vídeos, a autoria de reportagens e a reutilização de imagens são algumas das realidades que foram atualizadas dentro do dia a dia dos profissionais de TV.
Mas todo o cuidado é pouco, já que as redes sociais são facilmente usadas para divulgar e disseminar informações falsas ou banais. O cenário de revolta e indignação da sociedade civil com o momento político da nação reforça esse tipo de comportamento.
Na semana de votação na Câmara dos Deputados sobre o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rouseff, três de cinco notícias das mais compartilhadas sobre o assunto no ambiente do Facebook eram totalmente inverídicas. De toda forma, a chegada das novas mídias e dos novos formatos representa também mais agilidade na captação das informações.
A forma de fazer jornalismo mudou, e o cenário atual se ampliou radicalmente. Com toda essa interatividade, praticamente imediata, tornada possível com as redes sociais e com a maior participação do público, podemos observar mudanças no papel do jornalista diante das novas tecnologias.
Os mais modernos profissionais possuem hoje formação multimídia e sabem trabalhar com todos os meios e ferramentas disponíveis, além de interpretarem a informação e colocá-la à disposição, sempre de forma criativa.
A busca e a defesa contínua de valores como credibilidade, idoneidade e transparência na divulgação dos principais fatos que acontecem e influenciam no comportamento da sociedade brasileira, que sempre balizaram a realização do trabalho dos melhores profissionais do jornalismo, norteiam também a ação dos profissionais de telejornalismo da Record, que têm consciência da sua real importância como transformadores sociais.
Recentemente, a reportagem especial “As eternas escravas”, exibida no programa Repórter Record Investigação, conquistou o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria de Televisão. Para a nossa felicidade e orgulho, o júri do concurso destacou a elegância da linguagem visual e a capacidade de resumir múltiplos problemas sociais em uma reportagem. Resultados como esse refletem e evidenciam o significado maior do papel que desempenhamos e pelo qual iremos sempre lutar.
Douglas Tavolaro
Vice-presidente de Jornalismo da Rede Record